terça-feira, 30 de setembro de 2014

Uma história de amor numa malga...





Fregueses da minha vida, Ervilha por vezes tarda, mas não falha (quer dizer...). Aqui está o balanço do #secretstoryroastervilhastyle, que é como quem diz, uma sessão de piadolas , produzida em directo por esta que vos fala no Facebook da Ervilha, na noite da Gala, que deu início a esse bonito chavascal que é a Casa dos Segredos. Então cá vai:

A vt de abertura da Casa dos Segredos faz uma analogia entre os segredos dos concorrentes e os de Fátima. Queixa à ERC, check!

A Liliana sonha ser stripper. O Daniel não gosta de ler. Confirma-se, nesta edição foram buscá-los ao mesmo contentor.

Um dos segredos é "tenho um fetiche pela Teresa Guilherme". Este é fácil: é só ver quem é que entra com uma sela.

O Odin diz que sonha ser atropelado e esfaqueado. Primeiras!

A Célia tem um talento especial para não fazer nada. Não há uma vagazinha na Segurança Social para a pequena?

A Daniela diz que tem uma personalidade muito forte e ninguém lhe pisa os calos. Clichê, check!

Elisabete: catequista e professora de zumba. Não é preciso dizer mais nada, pois não?

Segredo: Somos um falso casal lésbico. "Vamos ser fufas? Uau, que giro!"-Daniela; "Tenho o dedo gordo!"-Elisabete 
Priceless!


O Bruno diz que para disfarçar que tem 3 namoradas, aspira a casa quando uma delas sai. E a Inês (namorada dele) diz que sonha fazer amor num relvado de um estádio de futebol. A relva não entope o filtro?

O Hugo trabalha nos pasteis de Belém e diz ser como os pasteis: cremoso, estaladiço, e irresistível. E acrescento eu: com tanto azeite, dá imensa vontade de lhe dar na canela.

A Flávia só gosta de homens fardados. Muita visita ao ginecologista...

A Sofiya é ucraniana, nasceu numa família de militares e deitou fogo a uma casa de banho. Nada de novo, vem aí Pussy Riot.

Chamaram Aladino ao Odin. Depois da tatuagem, a Teresa ainda lhe vai esfregar a lamparina... Desculpem, foi uma homenagem aos trocadilhos da Teresa Guilherme.

A Cristiana é bailarina de cantores pimba. A Voz disse-lhe que ela era enigmática e ela respondeu que palavras difíceis não era com ela. Cristiana soletra Clamídia, sff. "C-l-a-m-i-d-i-a" Boa, Cristiana!

O ídolo do Fernando é o Schwarzenegger, e diz que o sonho dele é ser primeiro-ministro. Por mim, pode ser.

Sim, já percebemos que o Pedro... Pois, mas tinham que fazer uma piada com a saída do armário. Fosse a TV tão descarada com certos ministros...

O Luís vai interagir com a sala da aplicação. Os "portugueses" escolheram entre aplicar-lhe o look gótico ou dread, Escolheram gótico. Os eleitores adoram o desconhecido, não fosse a eleição do Marinho Pinto prova suficiente.

A Agnes à segunda e à sexta, nunca põe o lixo na rua . Dias de reclusão, portanto?

O Paulo odeia pessoas que não são sinceras. Cliché Parte 2, check!

O Vítor é bombeiro, faz campas e foi Mister Chaves 2014. Tá bom, não tá?

A Cinthia nasceu no Brasil, quer ser juíza, e quer demonstrar que as brasileiras não servem só para desfilar bikinis. Estou ansiosa por ver as togas que ela levou para a Casa.

Conclusão da noite: o emigrante "escargot para a França" , "espero que não dê merkel", bombeiro forçado "a pegar na mangueira". Teresa, aqui tens uma guionista ao teu dispor quando o Quim Barreiros se cansar. Obrigada, fregueses ouvintes!

E foi isto, senhores fregueses. Exaustivo, trabalhoso, e a tempos doloroso, mas o que é que eu não faço por vocês? E agora uma coisa que também tem muita saída num reality show: uma história de amor. Também esta entre dois elementos inanimados. Uma versão das ervilhas com ovos escalfados: minimalista nos ingredientes e confecção, mas megalómana no sabor. E faz-se assim:

O Ovo a babar pela Ervilha

Tempo de Preparação: Tipo Lusco-fusco

Despensa:

Azeite
2 alhos ralados
1 cebola roxa às meias luas, fininhas
4 colheres de sopa de salsa picada
600 g de ervilhas congeladas
Sal e pimenta preta moída q.b.
1 copo de vinho branco (20 cl, mais coisa menos coisa)
Vinagre
4 ovos

A parte divertida:

Leva uma frigideira anti aderente ao lume, com um fio de azeite. Assim que estiver quentinho, junta a cebola o alho e três colheres de salsa, e refoga. Agora, junta as ervilhas, tempera com sal e pimenta q.b., e deixa saltear 4 minutos. Junta o vinho, mexe, tapa, e deixa cozinhar mais 7-8 minutos, em lume brando. Divide as ervilhas por quatro malgas.

Agora, os ovos: leva a água ao lume e quando estiver bem quentinha, deita um pouco de vinagre. Cria um turbilhão na água com uma colher de sopa, deita o ovo numa tigela, e da tigela para o centro do turbilhão. Com a ajuda de uma escumadeira, dá-lhe a forma, e deixa cozinhar 3-4 minutos, de maneira a que clara fica cozinhada e a gema molinha. Retira cuidadosamente com a escumadeira, "planta" o ovo na malga, e repete a operação com os restantes ovos. Põe um pouco de pimenta moída, salpica com salsa picada, et voilá!

Post Scriptum: O estaminé faz um ano esta semana, meus senhores! Dia 3, é dia de festa e cantam as nossas almas. Sim, estou a contar com as vossas palmas! Yeah!


domingo, 21 de setembro de 2014

Junk Food meets Trash TV





Coisas bastante espectaculares vão acontecer hoje à noite, fregueses! O Secret Story vai começar, e aqui a vossa Ervilha Maria decidiu fazer um Roast da Casa dos segredos. E o que é um Roast, perguntam vocês? É o chamado bater no ceguinho, desejavelmente com piada. É um momento de comédia com um alvo seleccionado, uma sessão de insulto em quem ninguém leva a mal, porque é humor. 

E é isso. Em directo, via facebook (https://www.facebook.com/ervilhemarievou armar-me em comentadeira, e dizer de minha tolice sobre a Casa dos Segredos. Depois hei-de fazer aqui um "best of", ou um "menos mau", consoante correr a noite. Para esclarecer os mais incautos sobre a relação de Ervilha Maria com este tipo de formato televisivo, transcrevo aqui um excerto de um post antigo sobre o assunto:

"Posso nomear todos os vencedores dos Big Brotheres, Secret Story's, Desafios Finais, e demais sucedâneos alguma vez transmitidos na televisão portuguesa. Com jeitinho, os finalistas também. É nesta altura que o senhor cá de casa diz "Tu às vezes assustas-me!". Com um ar verdadeiramente aterrorizado. Tipo quando lhe ligam da oficina para dar o orçamento da revisão. Pavor, portanto!

E não, não tenho vergonha disso. Foi um processo gradual, tive que lidar com discriminação, os olhares enviesados, com os bullys desta vida... Mas finalmente, ganhei força, e saí do armário. E com coragem grito a plenos pulmões: os realitys shows fazem-me feliz. E a Teresa Guilherme é a maior. Pronto, já disse. 

Ressalvas a fazer: não voto em ninguém, não torço por ninguém, porque não gosto de ninguém. Simplesmente, aprecio ver duas dezenas de seres intelectualmente diminuídos numa casa, a enterrarem-se uns aos outros. E sim, o verbo enterrar aqui pode ter diversos sentidos. Sim, eu gosto de dizer mal de cenas e pessoas várias. E este é o veículo perfeito para isso."

Creio que estão neste momento esclarecidos, e podem imaginar o que vos espera ao serão. E como nem só de televisão de trampa vive a Ervilha, aqui vai uma receita que pode casar na perfeição com a noitada! A amburga (a minha avó dizia assim, é uma boa recordação) é o epíteto da Junk Food, conceito que quanto a mim casa na perfeição com Trash TV. Toda quitada, cheia de acessórios e artifícios (qual concorrente do SS), esta amburga é de ir às lágrimas. Como os trocadilhos da Teresa Guilherme... Não se esqueçam, das 21:30 à 1:00, Roast Ervilha Style no Facebook. Até lá, vai de amburga. E faz-se assim:

Uma amburga, que sim senhor!

Tempo de preparação: Tipo Lusco-fusco

Despensa:

Azeite
1 cebola, às meias-luas fininhas
2 alhos laminados
150 g de cogumelos Paris, laminados fininhos
Sal e pimenta preta moída q.b.
1 colher de chá de oregãos
4 fatias de bacon, cortadas ao meio
1 noz de margarina
4 hambúrgueres de vaca
4 fatias de queijo Cheddar

A parte divertida:

Leva uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite. Assim que aquecer, junta a cebola e o alho. Salteia até a cebola ficar transparente. Junta os cogumelos, tempera com sal, pimenta, e os oregãos, e salteia durante cerca de 5 minutos. Reserva.

Tempera os hambúrgueres com sal e pimenta. Põe uma grelha ao lume, e quando estiver quente, deita uma noz de margarina. Faz a gordura escorregar pela grelha, para ficar bem untada. Grelha os hambúrgueres uns 4 minutos de cada lado (variar consoante o ponto de preferência ( mal passado, médio, bem passado). Nos últimos 2 minutos, cobre cada um com uma fatia de queijo Cheddar e tapa. 

Enquanto grelhas os hambúrgueres, leva uma frigideira anti aderente ao lume e frita o bacon, uns 2 minutos de cada lado. Última fase, a montagem: hambúrguer, bacon, cogumelos com cebola, et voilá!

Post Scriptum: Ora e então esta maravilha acompanha com quê? No pão, com uma saladinha mista, uns bróculos cozidos, a inefável batata frita, um arrozinho frito, o céu é o limite. Hoje, cá em casa, marchou com puré de batata. Do verdadeiro, claro, por quem me tomam? Homessa!



quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Neste peixe ninguém vai botar defeito!



Para hoje, fregueses, um momento didáctico. Não acreditam? Então cá vai: vocês sabem a que se deve a cor do salmão? Sabiam que que se deve ao facto do camarão ser o seu alimento predominante? Pois claro que não sabiam. Se vos perguntassem quem é que ganhou o Big Brother 2 já sabiam... Que foi o Henrique... Também conhecido por Icas... Que era para ir para padre... E depois teve um restaurante com o Zé Maria... Que acabou por ir à falência... Se calhar só eu que acumulo estas pérolas de saber inútil... Eu, às vezes, assusto-me.

Mas adiante... Isso pôs-me a pensar. E se a malta se assemelhasse com aquilo que come... Não, não estou a falar de mim que fiquei com cara de ervilha. Estou a falar se nós ganhássemos semelhanças com aquilo que "comemos", no sentido erótico-coital... Estranho, não? E muito pouco amigo do adúltero. O que diga-se de passagem seria muitíssimo bem feita! E pensando mais longe... Será que é por isso que há animais tão parecido com os donos... Ups! 

Voltando ao princípio, e à receita de hoje, se o salmão se alimenta do camarão, um prato que os junte só podia correr bem. E ervilhas e cenouras, nunca são demais, não? Eu que assim como está não precisa de mais nada, mas se juntar um arrozinho branco feito com à agua da cozedura do bicho dos bigodes... Ui, fica aqui que é um mimo! E tudo isto faz um vistão! E faz-se assim:


A Dança do Salmão com Ervilhas, Cenoura e Camarão

Tempo de Preparação: Isto é coisa para demorar

Despensa:

400 g de camarão
Sal e pimenta moída q.b.
4 postas de salmão
Sumo de limão
Azeite
1 cebola picadinha
2 alhos laminados
3 colheres de sopa de salsa picada
300 g de ervilhas congeladas
2 cenouras descascadas, às rodelas 

A parte divertida:

Coze os camarões em água a ferver, temperada com sal, durante 5 minutos. Escorre e guarda a água. Tempera as postas de salmão com sal e pimenta, e rega com sumo de limão.

Leve um tacho ao lume com um fio de azeite e refoga a cebola e o alho, juntamente com 2 colheres de sopa de salsa picada. Quando a cebola estiver lourinha, junta as ervilhas e as cenouras, mexe, e deixa estufar 5 minutos. 

Junta 5/6 conchas da água de camarão, tempera com sal e pimenta (sem exagero que a água do camarão já está salgada), tapa, e deixa cozinhar em lume brando 15 minutos. Mexe de vez em quando.

Agora, junta as postas de salmão ao tacho. Rega com mais umas quantas conchas da água do camarão, tapa novamente, e deixa cozinhar mais 15 minutos. Junta os camarões, e deixa cozinhar mais 5 minutos. Salpica com a restante colher de salsa picada, et voilá!

Post Scriptum: À falta de salmão, já fiz esta receita com maruca e pescada, congeladas. A única diferença é dispensar o sumo de limão no tempero do peixe. Fica bom, mas confesso que o salmão, para mim, faz o casamento mais guloso com os restantes ingredientes.



terça-feira, 16 de setembro de 2014

"Ok, do you want something simple?" para sobremesa



E eis que as redes sociais se inundam de duas correntes religiosas: católicos e hereges. E porquê, perguntam vocês? Qual a causa?  Meia maratona das Freiras Carmelitas Descalças (que é que foi? deve ser a única maratona que ainda não fizeram)? ExpoBelzebu na FIL (digam lá que não ficava um mimo logo a seguir às noivas?)? Não, nada disso. É tudo por causa de São Pedro.

Temos então duas trincheiras no Facebook: de um lado temos os "Ó São Pedro, meu querido, cutxi-cutxi, fofinho, manda lá vir o solinho!"; do outro lado, temos os "P___ que P____ o C_____ do São Pedro, ó C_____ mais este tempo de m____!" (não é difícil preencher os espaços, pois não, ou sou a única no estaminé com um lado taberneiro?). 

Ok, tudo bem, cada um abraça a causa que quer. O que é o Facebook senão um megalómano Prós e Contras virtual... Só que sem o sotaque da Fatinha, e com mais gatinhos e balões de Gin. A única coisa que eu questiono é o propósito. É que a não ser que alguma coisa me esteja a escapar o São Pedro não tem página de Facebook. Nem sequer perfil pessoal... Ou será que me bloqueou? Deve ter sido aquele post em que eu disse que ele tinha o timing de um relógio do chinês sem pilhas...

Mas adiante. Esta causa, quer dizer receita, dificilmente vai dividir opiniões. Iogurte, Leite condensado, lima, maracujá. Sobremesa Triple B: Boa, Bonita e Barata. Faça chuva, ou faça sol, que o São Pedro é que manda (aceita o pedido de amizade aí a piscar, sim?). E faz-se assim:


Lima e Maracujá, imagina o que isto dá?

Tempo de Preparação: Tipo Lusco-fusco

Despensa:

4 iogurtes naturais
3 limas
1 lata de leite condensado magro
5 maracujás

A parte divertida:

Isto é tão, tão, tão simples, que quase que não chega a ser uma receita: envolve o sumo das limas nos iogurtes, até ficar homogéneo. A seguir junta o leite condensado, e mistura até estar tudo bem envolvido.

Deita metade do creme na taça onde vais servir. Espalha o interior de 4 maracujás por cima, e deita o resto do creme por cima. Espalha o maracujá que sobra por cima, acaba a decoração com raspa de lima, et voilá!

Post Scriptum: Esta receita tem uma outra versão que podem espreitar aqui. Qual é a melhor? Pois que não sei, na dúvida façam as duas, juntem uns quantos lambareiros, e façam a votação. É daqueles raros casos em que ficam todos a ganhar, mais que não seja uma visita ao ginásio.  Vale cada metro de passadeira, garanto. Já agora, o título do post, para quem não associou, é uma referência a um tema brilhante do início de carreira dos The Gift (desfrutar aqui).



quinta-feira, 11 de setembro de 2014

100 receitas! Quase que fico sem palavras... Quase.




Prestes a completar 1 ano (sim vai haver festa de arromba. Homens nus, cavalos e anões incluídos) este estaminé ultrapassa hoje um marco importante. Ou então não, e confirma-se a teoria dos que me rodeiam de que eu quando não tenho razões para festejar, invento. Só porque eu uma vez fiz um festa com 30 pessoas para inaugurar os meus candeeiros de rua... Porque é que estão a olhar para mim com essas caras? 

E qual é o marco importante que estamos a festejar hoje? Bem, acho que o título do post elimina qualquer tipo de suspense, mas vamos ignorar esse pormenor. Ora bem, esta é a centésima receita da Ervilha! Yeah! Hell yeah! 100! 100.. Ok, estou a sentir alguma frieza, estou-me a sentir um pouco sozinha na euforia... Já sei: #100happyrecipes! Assim sim, hã pessoal? Nada que uma hashtag não resolva, não é? Eu tenho para mim que se o governo anunciasse os empalamentos fiscais com uma hashtag atrás, o Passos Coelho era mais popular que as pulseiras dos elásticos.

E como festa que é festa tem bolo, é esta a minha proposta para hoje. Foi feita com muito amor, carinho e carradas de ósculos para o aniversário da minha Madame Cogumela, e que bom que calhou na centésima receita. Junta-se o agradável ao agradável. Aqui ficam os votos de mais 100 galhofeiros anos de vida para a minha Amiga (assim mesmo com A maiúsculo), e já agora muitas 100 receitas desta que vos fala. E faz-se assim:

Bolo dos Ósculos

Tempo de Preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

Margarina líquida para untar a forma e farinha para polvilhar
170 g de margarina derretida
140 g de açúcar branco
3 ovos grandes
140 g de farinha
1 colher de café de fermento
4 colheres de sopa de cacau
1 saco de "beijinhos"

A parte divertida:

Liga o forno a 200º. Unta uma forma de bolo com a margarina líquida, e polvilha com farinha.

Agora põe a batedeira a trabalhar que foi para isso que pagaste: bate a margarina com o açúcar, até estar bem homogéneo e suave. Junta os ovos (um de cada vez) e bate muito bem. 

Agora, peneira a farinha, o fermento e o cacau para dentro da taça e envolve bem, à manita. Delicadamente e sem bater, para não perder o ar. Quando estiver homogéneo, deita na forma, e leva ao forno 25-30 minutos, ou até estar cozido (pica com o palito para confirmar). Desenforma, decora com os "beijinhos", et voilá!

Post Scriptum: Não tenho quinquilhões de seguidores, não ganho um tostão com isto, e as empresas não me perseguem para eu fazer publicidade no estaminé. Dito isto, estou muito feliz e muito grata com o rumo deste Ervilha Maria e o Prato do Dia. E não me vou embora tão depressa. Não vão também, sim fregueses?



segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Ervilha Maria na TV: Esforço, Dedicação, Devoção e Glória




Provavelmente já deram conta. Sei que já o referi uma ou outra vez. Portanto, esta afirmação não é, propriamente, notícia de última hora. Sê-lo-á, eventualmente, para os marinheiros que entraram neste cacilheiro, mais recentemente. Cá vai: eu sou sportinguista. Sou lagarta. Sou verde e branca. Faz parte do meu ADN, das minhas tristezas (que depressa esqueço), das minhas alegrias (que ficam para sempre). Faz parte de mim.

A convite da Sporting TV, Ervilha Maria (e a tola que está por detrás da leguminosa) teve tempo de antena para falar do meu sportinguismo, deste estaminé mai' lindo, e tolices afins. O programa é o "Garras de Fora", onde três adeptos (ferrenhos, convictos e orgulhosamente incuráveis) contam a sua história. Cada um deles é apadrinhado por uma apresentadora, que defende a sua "dama". Sim, há um vencedor escolhido pelo público (episódio 5 hoje às 20:30, repete ao longo da semana. sim, podem votar em mim). Neste caso, essa dama sou eu, e a minha "madrinha" foi a querida Catarina, com quem ainda vou gravar um programa de culinária, diz ela. Pobre, que não sabe onde se está a meter...

E era isto que eu tinha para contar. Espero que os fregueses que não se revejam nas minhas cores não me abandonem, e que os outros gostem ainda mais de mim (convencidona, a miúda, hã?). Esta foi a receita que confeccionei para o "Garras de Fora" com as cores do meu coração, protagonizada pelo espargo e a mozzarella, e boa que se farta. E faz-se assim:


Empilhado Verde e Branco

Tempo de Preparação: Tipo Lusco-Fusco

Despensa:
4 fatias de pão rústico
1 alho
8 espargos
Azeite
Sal e pimenta preta moída q.b.
Oregãos
1 mozzarella às rodelas
Salada de rúcula e cebola roxa para acompanhar

A parte divertida:
Põe um grelhador ao lume. Quando estiver bem quente, coloca as fatias de pão, e grelha cerca de 2 minutos de cada lado. Coloca o pão num pirex, e esfrega as fatias com um alho cortado ao meio. Reserva.

Tempera os espargos com um fio de azeite, sal, pimenta e oregãos. Mete as mãos na massa, de forma a envolver bem os verdinhos. Aproveita que a grelha está quente, e coloca os espargos. Grelha durante uns 4/5 minutos, agitando a grelha de quando em vez. Liga o forno a 200º.


Vamos à montagem: coloca dois espargos em cima de cada fatia de pão, e uma rodela de mozarela por cima. Rega com um fio de azeite, polvilha com os orégãos, uma pitada de sal, e mói mais um pouco de pimenta por cima. Leva ao forno durante cerca de cinco minutos, até ficar douradinho. Coloca numa travessa bonita, juntamente com a salada, et voilá!

Post Scriptum: Obrigada à minha sinházinha, Mademoiselle Nutella, que se lembrou de mim, e possibilitou esta minha aventura televisiva. Com a quantidade de coisas pelas quais lhe estou grata, nem toda a Nutella do Mundo era suficiente para lhe pagar. Mais uma vez, obrigada!