Não faltam por aí maledicentes que proclamam que as horas passadas no doce leito são um desperdício de tempo. Há quem embandeire em arco que deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer. Eu cá acho que se isso fosse verdade já não havia listas de espera no SNS. E também não havia anões.
Dito isto, há que afirmá-lo com toda a frontalidade e todo o respeito que me merecem: eu adoooorooo dormir. É pá, é que gosto mesmo. Na cama, no sofá, no carro, na praia, no comboio, no avião. Dormir é bom, dormir é fixe. "Ah, e tal não produzes nada!", dizem vocês. E depois? A JSD também não, e eu ao menos não ando de mocassins sem meias.
E toda esta conversa acerca da doce arte de ferrar o galho a que propósito? Bróculo Júnior, o meu mai´novo, é cá dos meus. E um dia destes, em que mãe e filho se apanharam pela matina, sozinhos em casa, foi ver-nos ao despique, a ver quem é que ficava com maior número de vincos dos lençóis. Conseguimos descolar a cara da poça de baba pelas 11:45, e ainda naquele torpor pós-soneca de 12 horas, eis que a minha cria se sai com um: "Mãe, hoje apetece-me um brunch!" Ainda pensei por momentos que o puto estava a dar em hipster, mas felizmente não, é só um bocadinho para o alarve.
E o que vos trago hoje é esse mesmíssimo brunch, ideal para aqueles dias em que a alvorada é tardia, e a fome já não se sacia com um pequeno-almoço, mas um mergulho directo no almoço parece agressivo. Um waffle salgado gigante a cheirar a salsa, ovos mexidos e salsichas. Em boa verdade vos digo, que eu até dispenso as salsichas (é juntar salmão fumado, e fica um brunch amigo de quem não come carne. Boa, freguesa Maria Feliz?), mas o Bróculo fica assim com aquele sorriso de guilty pleasure, que me deixa a mim com um sorriso ainda maior. E faz-se assim:
Um Brunch que é um Salsifré
Tempo de Preparação: Comme si, comme ça
Despensa:
150 g de farinha c/ fermento
1 colher e meia de fermento em pó
1 pitada de sal e 1 de pimenta
250 ml de leite
1 ovo grande
2 colheres de sopa de margarina derretida
3 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de margarina líquida
Ovos mexidos e Salsichas:
8 salsichas de lata
8 ovos
8 colheres de sopa de leite
Sal e pimenta preta moída q.b.
1 colher de sopa de margarina
A parte divertida:
Peneira a farinha, o sal e o fermento para a taça da batedeira. Junta o leite, o ovo e as 2 colheres de margarina derretida. Bate durante 3 minutos, junta 2 colheres de sopa de salsa e uma pitada de pimenta, e bate mais 4 minutos. Deixa a massa descansar 5 minutos.
Leva um grelhador quadrado ao lume. Deixa aquecer e junta a margarina líquida, e espalha-a bem no grelhador. Deita a massa no grelhador, e deixa a cozinhar em lume médio até a massa solidificar e começar a fazer bolhinhas na parte de cima (uns 6 minutos). Descola à volta com uma espátula, vira o waffle e deixa cozinhar mais uns 3-4 minutos (eu uso um prato para ajudar na tarefa). Aproveita o grelhador para cozinhar as salsichas, uns 4 minutos.
Last, but not the least, os ovos mexidos: bate os ovos com o sal a pimenta e o leite. Leva uma frigideira anti aderente ao lume com a margarina. Assim que derreter, junta os ovos e cozinha-os a gosto. Eu cá gosto dos meus pró cremoso.
Polvilha tudo com a colher de salsa que sobrou, et voilá!
Post Scriptum: A necessidade aguça o engenho, é certo. Eu faço estes waffles gigantes, por que não tenho um "waffle maker" (quem tiver, deve dar mais ou menos para 4 waffles), e aprendi esta solução com o Master Jamie Oliver. De qualquer modo, a visão celestial deste waffle megalómano, e o facto de fazer tudo de uma vez só, dá-me um tal conforto que o "waffle maker" perdeu a vez na minha wishlist. Sobram-me uns trocos para comprar outro livro do Jamie, ó que pena tão grande!
Oh, doce Ervilha, estou comovida com a lembrança!! Obrigada. E sim, sou louca por salmão fumado...Maria Feliz
ResponderEliminarErvilha feliz com fregueses felizes, ainda para mais se for uma Maria Feliz. Obrigada pelo apoio!
Eliminar