A vida, às vezes, é uma senhora merda. Aliás, não tem nada de senhora, por vezes. Às vezes, a vida é uma rameira de merda. Peço desculpa pelo palavreado, mas é a linguagem que se impõe. Isto hoje é a sério. Mas não digo que não estou para brincadeiras, porque se não fossem elas, era muito mais difícil ultrapassar os shitty moments desta vida.
A morte passou-me à porta, de forma inusitada, imbecil, estúpida... Merdosa, lá está. E levou o pai de alguém muito querido. A minha ausência no estaminé deve-se a isso. Fui possuída por um estado de letargia, assoberbada por esta nuvem de tristeza, e custou um bocadinho voltar aos dias solarengos. Mas hoje está sol. E lembrei-me que no dia da partida deste pai/avô/marido estava sol. Ele assobiava e sorria. De maneiras, que resolvi fazer o mesmo, hoje. Porque merdas à parte, a vida, às vezes, é uma senhora beleza.
Posto isto, um prato alegre, solarengo e gostoso. É pegar na salada de polvo e elevá-la ao nível seguinte. Está mais próxima do prato principal que da entrada, mas seja como for, é preciso é alambazarem-se com ela, qualquer que seja a ordem. E faz-se assim:
Saladonga de Polvo Quitada
Tempo de Preparação: Tipo Lusco-Fusco
Despensa:
1 polvo médio
4 ovos cozidos, picados (guarda uns gomos para decorar)
4 tomates grandes, aos cubos
1 frasco de pickles pequeno, picados
2 cebolas picadas
2 colheres de sopa de salsa picada
Molho:
8 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de vinagre de cidra,
2 colheres de sopa de salsa picada
1/2 alho ralado
Sal e pimenta preta moída q.b.
Salsa picada para polvilhar no fim
A parte divertida:
Coze um polvo só com água, e deixa-o cozinhar durante 1 hora, a partir do momento em que a água ferver. Escorre o polvo, e corta-o em pedaços pequenos. Deita-o numa taça, e junta os ovos, os tomates, os pickles, as cebolas e a salsa. Mistura tudo, e guarda no frio.
Vamos ao molho, uma operação de extrema dificuldade: deita os ingredientes todos num frasco, tapa e chocalha bem. Rega a salada com o molho, mexe, deita na travessa onde vais servir, polvilha com a salsa, decora com o ovo que guardaste, et voilá!
Post Scriptum: A título de bónus, tomem lá a versão simplificada e tradicionalista, e também bem boa, da Salada de Polvo: junta o polvo, a cebola, salsa picada e os pickles. Tempera com azeite, vinagre de vinho branco, sal e pimenta, et voilá! Não esquecer uns belos fanecos de pão saloio e umas jolas fresquinhas. Em qualquer uma das versões, que eu não quero cá fregueses embuchados.