segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Ò Leonilde, is love!




ALERTA: ESTE POST CONTÉM UMA RECEITA QUE SE VAI APEGAR A VOCÊS E UMA BOA DOSE DE LAMECHICE PEGADA

É segunda, bláblábá, está frio, blábláblá, está tudo com um humor de rottweiler, blábláblá... Eu conheço a sensação. Mas eis que tudo muda, plot twist à la "Sexto Sentido" (e não me digam que são daqueles que saíram do cinema a dizer "eu percebi logo que ele estava morto" O caracinhas é que perceberam!). O que se passou foi isto: o telefone toca, a meio da manhã, e é senhor meu marido "Estás em casa? E se fosse almoçar contigo?". Passados 30 minutos, isto estava a caminho do forno. E um quarto de hora depois, eu estava a abrir-lhe a porta com um sorriso do tamanho do sistema solar. E como é que eu consegui isto, com um pré-aviso tão curto e um frigorífico a precisar desesperadamente de uma ida ao supermercado? Restos, senhores, restos. Sobras de um frango do churrasco, meia dúzia de fatias de bacon, um punhado de folhas de espinafres, massa e pouco mais. Um pirex de de massa gratinada é um "crowd pleaser". Neste caso, foi um "marido-pleaser". Coisa para ele dar por bem empregue uma hora extra a conduzir, só para almoçar comigo (isso e o meu encanto arrebatador). E faz-se assim:


Restos au Gratin

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa: 300 g de fusilli tricolor, sal q.b., azeite, 2 dentes de alho ralados, 250 g de frango de churrasco desfiado, 6 fatias de bacon às tiras, 3 colheres de chá de oregãos, 150 g de folhas de espinafres em juliana grossa, 1 pacote pequeno de bechamel, 4 col. de sopa de pão ralado crocante ou panko, 1 col. de sopa de parmesão ralado


A parte divertida: Coze a massa em água a ferver com sal e um fio de azeite, até estar al dente (tempo de acordo com as instruções da embalagem). Escorre, reservando 1 dl da água da cozedura. Liga o forno a 210º. Leva uma frigideira anti-aderente ao lume com um fio de azeite e os dentes de alho. Quando o alho começar a ficar dourado, junta o frango, o bacon, 2 col. de oregãos, um pouco de pimenta preta, mexe bem e deixa cozinhar 5 mins., agitando a frigideira de vez em quando. Junta os espinafres, uma pitada de sal (pouco, porque o frango e o bacon já têm), mexe e deixa cozinhar mais 3 mins. Junta a massa, a água da cozedura, o bechamel, mexe bem e deixa ao lume 3 mins. em lume brando. Numa taça, mistura o o pão ralado, o parmesão e 1 colher de oregãos. Deita a massa num pirex, cobre com a mistura de pão ralado e leva ao forno cerca de 15 mins., até estar dourado e crocante. Et voilá!

Acompanha com muito, muito, muito amor... Desculpem, mas hoje estou assim! E não tenho um pingo de vergonha disso.


Sem comentários:

Enviar um comentário