terça-feira, 3 de junho de 2014

Porque as ervilhas me fazem feliz...




Notícia de última hora, fregueses! Como sabem gosto de partilhar coisas bonitas (ou só parvas) convosco. E qual é o furo jornalístico du jour: A MTV saiu do armário. Passo a explicar: a sigla MTV quer dizer Music Television, certo? Certo. Portanto, estamos a falar de um canal de música. Da má ou da péssima, isso já é discutível. O virtuoso anjo louro Beck definiu magistralmente a programação musical do canal americano há para cima de uma carrada de anos: MTV makes me wanna smoke crack (podem apreciar este bonito tema aqui).

Mas voltemos à vaca fria, coisa que abunda na MTV (sei que o trocadilho é fácil, mas convenhamos que neste caso é certeiro): andava eu a navegar na pagina da NOS (já agora, alguém avise o Belmiro que falta um acento) e verifiquei que a MTV aparece nos canais de entretenimento e não de música. Ah, pois é! E sabem que mais, eu acho bem. Honestidade acima de tudo. 99,9% da programação é tudo menos música. Programas como Jersey Shore, Geordie Shore, Abancar com os Sogros (gosto particularmente deste nome)... Uma maravilha, chavascal do puro, adoro, mas música, música.. Só se for a das molas dos colchões das debulhadoras de pila que por ali habitam. Nada contra, há poucas coisas que me fazem tão feliz como um bom par de horas de trampatv.

Outra coisa que também me faz muito feliz, como é mundialmente sabido são as ervilhas. E aqui, metidas numa menáge à trois perfeita. Ai, desculpem a badalhoquice, é o que dá ver demasiada MTV. E faz-se assim:

Um Trio que Admira

Tempo de Preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

Azeite
1 cebola às rodelas fininhas
3 alhos laminados
1 folha de louro
400 g de ervilhas frescas
Sal e pimenta preta moída q.b.
1/2 cubo de caldo de legumes
1,5 dl de vinho branco
1/2 pacote de esparguete
2 pacotes de salsicha de churrasco de peru (cerca de 10 salsichas)

A parte divertida:

Leva uma frigideira anti-aderente ao lume, com um fundinho de azeite. Assim que aquecer, junta a cebola, o alho e a folha de louro. Deixa refogar em lume médio, até a cebola ficar transparente. Junta as ervilhas, tempera com sal e pimenta (sem abusos que a seguir entra o caldo), e salteia durante uns 5 minutos. Vai mexendo. Rega com o vinho, adiciona o caldo, tapa, e deixa estufar em lume brando durante 30 minutos. Mexe de vez em quando.

Coze o esparguete al dente, que é como quem diz assim pró rijinho, escorre, reservando 0,5 dl da água cozedura. Junta o esparguete e a água às ervilhas, mexe bem e deixa apurar 5 minutos em lume baixinho.

Corta as salsichas ao meio, na vertical. Leva uma grelha ao lume com um fio de azeite. Quando estiver quente, coloca as salsichas com a parte plana para baixo, e deixa grelhar 3 minutos, vira e deixa mais 3. Vira e grelha mais 2 minutos, e vira novamente e deixa grelhar mais um minuto. Deita o esparguete com ervilhas numa travessa bonita, e dispõe as salsichas por cima, et voilá!

Post scriptum: Ervilhas, ervilhas... Congeladas, em lata... Mas frescas! É outro campeonato. E vem com bónus acrescido: o prazer de as descascar. É uma tarefa que me dá uma serenidade... principalmente enquanto vejo trampatv. Experimentem, não neguem à partida uma ervilhice que desconhecem.



Sem comentários:

Enviar um comentário