segunda-feira, 16 de junho de 2014

Uma das razões porque o forno é um dos melhores amigos da Ervilha




Sim, está tudo um pouco cansado das maratonas de factóides sobre o Mundial. Sim, já conheço melhor o joelho do Cristiano Ronaldo do que o meu. Sim, o facto do Mundial aumentar a exposição ao Nuno Luz, é coisa para maçar bastante. Sim, o futebol não põe comida no prato, não faz descer a taxa do desemprego, não apaga fogos, nem reduz a criminalidade. E depois?

Não me sinto menos consciente do estado das coisas, por vibrar com a Selecção. Não aceito que me enfiem o capacete de alheada por gritar "Chuta, Meireles!", "Até os comemos!", "Acreditem, porra!". Da mesma forma, que não sou cega à canalização de fundos para o Desporto-Rei que fariam falta na paz, no pão, na habitação, na saúde e na educação. Mas hoje... Hoje vou dar pontapés na atmosfera, vou-me ajoelhar em frente à televisão, vou fazer figuras tristes, vou pular com os amigos e família (espero que não me escape nenhum palavrão), vou beber umas minis, e vou gritar Portugal! 

Esta mixórdia, que vos sugiro hoje, é uma goleada em qualquer mesa, uma trivela de sabores, um livre directo de gostosura. PORTUGAL, PORTUGAL!!! Sai barato, e rende pa' caraças! PORTUGAL, PORTUGAL!!! É o que se quer, não? PORTUGAL, PORTUGAL!!! E faz-se assim: 

Mixórdia de frango gratinada

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

2 peitos de frango, em cubos pequenos
Sal e pimenta preta moída q.b.
1 colher de chá de tomilho
Azeite
1 cebola picadinha
2 alhos ralados
3 cenouras raladas
1 dl de vinho branco
1 pacote de batata palha
20 cl de natas magras
1/2 colher de sopa de mostarda antiga
1 punhado de queijo cheddar ralado
Salada de alface, tomate e cenoura com sementes de abóbora torradas, para acompanhar

A parte divertida:

Tempera o frango com sal, pimenta e o tomilho. Rega com um fio de azeite para envolver, e reserva.

Leva um tacho ao lume com um fio de azeite, junta a cebola, o alho e a cenoura, e deixa refogar uns 5 minutos. Adiciona o frango e salteia até estar tudo douradinho, uns 6 minutos. Junta o vinho, tapa, e deixa cozinhar em lume brando durante 15 minutos.

Liga o forno a 210º. Junta a batata palha e mexe bem. Adiciona as natas, a mostarda e mais uma pitada de pimenta e sal, envolve bem, e deixa cozinhar mais 3 minutos. Deita o preparada num tabuleiro, cobre com o queijo, e leva a gratinar durante 10 minutos, et voilá!

Post scriptum: Esta receita é peRfeita para acompanhar o jogo de hoje. Tratam de tudo antes da bola, sofrem descansadamente pela Selecção, e no final forno com o tabuleiro. Quem é amiga, quem é? Ah, e ... PORTUGAL, PORTUGAL, PORTUGAL!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário