quarta-feira, 28 de maio de 2014

Abertura Oficial da Caça ao Petisco





O Marinho e Pinto? A sério, o Marinho e Pinto? O mesmo que defendeu que a violência doméstica não devia ser crime público (aqui)? A sério? O mesmo que diz que se lembra de sair da patareca da mãe, que ficou quase moribunda por o ter parido (aqui), e que usa esse delírio como argumento contra a coadoção? A sério? O Marinho e Pinto que afirmou que o Mário Machado estava preso, vítima de fundamentalismo justiceiro(aqui)? A sério? O Marinho e Pinto que diz que o que o Brasil mais exporta são prostitutas (aqui)? Mesmo a sério?

Porquê? Porque diz que os políticos são uns mamões? Que não há justiça em Portugal? Que Portugal é um país de corruptos? Da última vez que andei de táxi também ouvi isso tudo, e eu não paguei ao fogareiro com um voto, paguei com 5 euros. O pior é que disse ao meu marido e aos meus filhos que cobria a cara de bosta, e ia pedir naturalização ao Burkina Faso, se o ex-Bastonário fosse eleito... Se alguém tiver uma vacaria, e souber o contacto do consulado do Burkina Faso, agradeço feedback.

Mas adiante, que tristezas não apagam eleições. Mesmo a sério, mesmo um caso sério de petiscaria, são estes Torresmos de Lula. E estão vocês a pensar: "Uat da faque?" Passo explicar: Zé do Polvo, meu dilecto esposo adora o pitéu, mas acha que parecem torresmos. É o que temos, fregueses. Um amor, mas um pouco tolinho, este meu marido. Só podia, né? Para me aturar... E faz-se assim:

Torresmos de Lula 

Tempo de Preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

700 g de lulinhas inteiras congeladas
1 limão
Sal e pimenta preta moída q.b.
1 colher de chá de alho em pó
Farinha de milho
Óleo de girassol
Salsa picada

A parte divertida:

Para começar. descongela as bichinhas. Agora, vamos arranjá-las, e não não é nada complicado, juro: saca a cabeça (basta puxar com jeitinho), tira aquela espécie de cartilagem plástica que está dentro da lula (mais uma vez, basta puxar com jeitinho), e corta o tubo em argolas (mais ou menos com um dedo de largura). Não tiro mais nada dos interiores, porque são muito do gostoso.

Agora vamos mariná-las: deita tudo numa taça, junta o sumo de meio limão, tempera com sal, pimenta e alho em pó, e mexe. Tapa com película, e deixa marinar no frigorífico durante meia hora.

Já está? Leva uma frigideira alta ao lume com o óleo, cheia até dois dedos da borda da frigideira, e deixa aquecer bem. Entretanto, "pana" os pedacitos de lula na farinha de milho. Com o óleo quente, é ir fritando os pedacinhos, sem encher a frigideira (cerca de 4/5 minutos) e vai escorrendo em papel absorvente, até esgotar a matéria-prima. Salpica com um pouquinho de sal fino e salsa picada, rega com sumo do meio limão que sobrou, et voilá!

Post scriptum: Este petisco grita a plenos pulmões, esplanada num fim de tarde à beira mar com uma cervejola de pano de fundo. E quem sabe se a Ervilha Maria não é menina para vos brindar com isso? Novidades em breve, fregueses...



Sem comentários:

Enviar um comentário