sexta-feira, 16 de maio de 2014

Vamos de saladonga hoje?




Hoje vou abordar um tema fracturante. Um tema polémico, que divide opiniões, e antagoniza as hostes. Incrivelmente, ainda não foi feito um Prós e Contras sobre esta tema. Não, não estou a falar da criminalização do Sabadabadão, não, acho que estamos todos de acordo com isso, haja vontade política. Ou estão à espera que aconteça uma tragédia? Eu mais dois segundos e galgava a varanda, juro.

Estou a falar de delícias do mar. O quê? Não é polémico? Cá em casa, é. As meninas adoram, os meninos abominam.O meu marido, purista dos oceanos que é, acha as delícias uma fraude, dada a seguinte premissa: "estou farto de ir ao mar e nunca vi nenhum cardume de delícias do mar!" E cá uso o argumento infalível "eu cá gosto, porra, ainda por cima é barato!" Fim de discussão.

Posto isto, é óbvio que as delícias não têm o sabor mais pungente desta vida, de maneiras que precisam de um empurrãozinho para alegrar a coisa. Este Molho-Maravilha serve lindamente esse propósito. O iogurte, a maionese e os pickles enrolam-se, qual ménage de sabores, e fazem as delícias do mar subir do fundo da gaveta dos congelados directamente para as luzes da ribalta. E faz-se assim:

Salada "Eu cá gosto!" com Molho-Maravilha

Tempo de preparação: Tipo lusco-fuco

Despensa:

1 alface frisada pequena
1/2 lata de milho
1/2 lata de rebentos de soja
2 ovos cozidos
16 delícias do mar

Molho-Maravilha:

1 iogurte natural
1 copo de iogurte de maionese caseira (receita aqui)
1 punhado de pickles picado
1 pitada de sal, 1 pitada de pimenta preta moída e 1 pitada de alho em pó

A parte divertida:

Isto é tão, tão simples, que quase não é uma receita. E então? Simples, mas não simplório, fregueses. Adiante: ripa a tua alface em tiras fininhas, e espalha num prato grande. Espalha o milho e os rebentos por cima. Corta as delícias do mar em pedaços pequenos em viés (porquê em viés? porque eu acho que fica mais bonito), e salpica a salada.

Vamos ao molho maravilha: mistura a maionese com o iogurte, junta os pickles e mexe, tempera com o sal, a pimenta e o alho em pó. Mexe bem, prova, corrige os temperos se for caso disso, e está feito.

Voltemos à salada: espalha umas colheres generosas de molho em cima da salada. Pica o ovo cozido e salpica a salada com ele. Serve o resto do molho numa molheira ao lado, para os mais gulosos, et voilá!

Post scriptum: É óbvio que podem variar os ingredientes, juntar cenoura, aipo, tomate, o que vos aprouver. Eu gosto de usar não mais de 2,3 vegetais de base. Acho que se pusermos sempre tudo o que temos no frigorífico na salada, parece que estamos sempre a comer a mesma coisa. Mas como sabem, esta é uma xafarica democrática, por isso "botem" o que vos aprouver. E sim, tenho a miúda mais gira do Mundo.





2 comentários:

  1. Que bom aspecto! A propósito, adoro o seu blog. Tem receitas óptimas e tem principalmente muita piada.
    Maria S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, freguesa! Obrigada, fico contente com fregueses contentes. Volte sempre que a gerência agradece e no facebook a Ervilha Maria anda por aqui: https://www.facebook.com/ervilhemarie

      Eliminar