sexta-feira, 9 de maio de 2014

12 points to the Ervilhe Marie Chocolate Cake




Hoje tenho uma coisa muito especial para partilhar convosco. Um relato nu e cru de momentos de televisão de proporções épicas que acontece uma vez por ano. Não, não estou a falar da Bárbara Guimarães nos Globos de Ouro. Isso é só constrangedor. 

Fregueses e freguesas, estou a falar do Festival do Eurovisão da Canção. Isso mesmo, O espectáculo de luz e cor. O verdadeiro, the real thing. Uma amálgama de nevoeiro, fogo de artifício, vendaval no cabelo. Ah, e meia dúzia de notas musicais. E o que é maravilhoso, o que traz este sentimento de amor eterno, é quando eu penso que já nada me vai surpreender: BOOM! E aqui estou eu, ainda boquiaberta com tudo o que me foi ofertado. Passo a elencar aguns dos highlights:

- Uma roda de hamster de tamanho humano, onde um desgraçado correu durante todo o tema. Já não bastava estar no mesmo palco que alguém com uma voz tipo gata com o cio;
- Um tocador de tambor, com um pára-quedas aberto nas costas. Juro! E a dada altura subiu para cima do tambor e saltou heroicamente de uma altura de 20 com...
- Duas gémeas oxigenadas com um rabo de cavalo postiço kilométrico... presas uma à outra pelos próprios dos cabelos. 
- Uma boysband. A cantar, quer dizer, uma espécie de cantar, enquanto saltavam num trampolim.
- Hiphop polaco no feminino, acompanhada não só por bailarinas, como por uma lavadeira de enormes seios e decote mais profundo que o passivo do futebol português, a esfregar um lençol num tanque, enquanto mordiscava o lábio de baixo: borderline porno.
- Ah, e uma transexual de barba chamada Conchita Wurst. Mas eu confesso que depois de tudo isto, a Conchita pareceu-me tão trivial com uma Maria Guinot. Mas com menos laca.

Uma delícia, portanto! Uma delícia também (mais uma ligação espantosa) é este bolo que veio das mãos de Madame Vienetta e me deixou de sorriso de orelha a orelha e com as papilas gustativas saciadas. Tudo a agradecer à Madame por ter cedido os pormenores sórdidos desta obscenidade feita bolo. E faz-se assim:

O Melhor Bolo (com Ervilhas) do Mundo

Tempo de preparação: Isto é coisa para demorar

Despensa:

Massa:

3 ovos grandes
1 chávena de óleo
1 chávena de leite
2 chávenas de farinha
1 chávena de Nesquik
1 chávena de açúcar
1 colher de chá de fermento
Margarina líquida e farinha para untar e polvilhar a forma

Cobertura e recheio:

1 lata de leite condensado 
3 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de Nesquik

Calda:

1 dl de leite
1 cheirinho de Vinho do Porto
1 colher de chá de Nesquik

Decoração:

Chocolate granulado
Ervilhas e vagem feitas com pasta de açúcar

A parte divertida:

Unta a forma com a margarina líquida e polvilha com farinha. Liga o forno a 180º.

Agora põe a batedeira a trabalhar: bate os ovos com o óleo e o leite. Entretanto mistura a farinha com o Nesquik, o açúcar e o fermento. Quando a mistura dos ovos estiver bem batida, peneira a mistura da farinha lá para dentro, e bate tudo devagar até estar bem homogéneo. Deita o preparado na forma, e leva ao forno durante 40 minutos. Usa o truque do palito para ver se o bolo está cozido.

Sim, só assim já era bom, mas a coisa ainda vai ficar melhor: leva o leite condensado, a manteiga, e o Nesquik  a lume brando até engrossar. Vai mexendo esta lava de lúxuria para não pegar.

E a calda? Cá vamos nós: mistura bem o leite, o Vinho do Porto e o Nesquik. Simples, não?

Agora vamos montar a coisa: corta o bolo a meio com cuidadinho, e rega com a calda. Recheia com parte do creme de leite condensado, e cobre o bolo com resto. Salpica com chocolate granulado. Se tiveres paciência e jeitinho (duas coisas que Ervilha Maria não tem), faz a vagem de ervilhas lindas de morrer com a pasta de açúcar. Et voilá!

Post scriptum: tenho uma profunda admiração pelas cake designers desta vida. Estas mãozinhas não têm perícia para coser um botão, portanto fazer estas coisas lindas é coisa que me ultrapassa. Assim, não há instruções sobre como fazer a parte de pasta de açúcar, pois não a conseguiria reproduzir. Ia ficar mais para o sapo atropelado numa auto-estrada. 




2 comentários:

  1. Achei as ervilhas o máximo
    Não vi a Eurovisão mas gostei do resumo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora ainda bem, freguesa! Tentei ser o mais descritiva possível. Volte sempre! No facebook, a Ervilha está aqui: https://www.facebook.com/ervilhemarie

      Eliminar