quarta-feira, 23 de abril de 2014

Fui ali e já vim, e trouxe um folhado que fiz assim!



Fregueses e freguesas mai' lindos de todo o Mundo em particular, e da minha xafarica no geral! Como estão? Tiveram saudadinhas minhas, não foi? Quem é que disse "Tenho tantas saudades tuas como duma camada de gonorreia"? Ok, foi o meu marido. De vez em quando baixa o Camacho Costa nele, dêem-lhe um desconto por favor. 

Pois é Ervilha Maria esteve em modo de férias, as más línguas dizem que pouco merecidas, mas quem é que liga a más línguas? Ok, há quem à falta de melhor, se contente com... Desculpem estava a divagar, é do jet lag. Sim, e não me digam que não existe jet lag entre a dureza da Estremadura e o estar além do Alentejo. O já ali de um alentejano é coisa para significar mais de duas horas de caminho numa estrada mais irregular que o rendimento do Futebol Clube do Porto (esta é para o meu marido, para ele não se armar em engraçadinho). Um lisboeta vai jantar ao Prior Velho, e aluga um quarto por lá, porque "a viagem de regresso, ainda por cima à noite, é muito cansativa..."

Querem que vos conte mais das minhas férias? Queriam, seus fregueses coscuvilheiros! Não há nada para ninguém! Quer dizer, há. Há este Rebuçado Folhado do Diabo, tão bom tão bom que deve ter mão do cornudo nisto. Todo o clã de Ervilha Maria é aficionado desta beleza. Eu incluída. E faz-se assim:

Rebuçado Folhado do Diabo

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

Azeite
Sal e pimenta q.b.
1 pitada de alho em pó
200 g de carne de vaca picada
2 conchas de molho de tomate (receita aqui)
1 placa de massa folhada descongelada (cerca de 200 g)
Farinha
4 cogumelos Paris laminados
1 caneca de  queijo Emmental ralado
1 ovo batido com uma colher de sopa de água para pincelar
Papel vegetal e óleo em spray para o untar

A parte divertida:

Leva um tacho ao lume com um fio de azeite. Assim que aquecer junta a carne, tempera com o sal, a pimenta e o alho em pó (não exageres no tempero, que o molho de tomate já o tem). Frita até estar douradinha, cerca de 10 minutos em lume médio, mexendo com frequência.

Junta as duas conchas de molho de tomate, mexe bem, tapa, e deixa em lume brando mais dez minutos. Liga o forno a 200º. Estica a massa folhada com a ajuda de um rolo da massa, polvilhado com farinha, até a massa ficar com um terço da espessura original, mais coisa menos coisa. Vais ficar com um bonito rectângulo pronto a rechear de tudo o que é bom.

Agora a montagem do rebuçado: divide mentalmente o rectângulo em três na horizontal e espalha a carne na faixa do meio, deixando uns quatro dedos em cada ponta. Coloca os cogumelos laminados por cima da carne, e o queijo por último. Agora fecha o rebuçado: dobra a primeira faia, pincela o bordo com o ovo batido e sobrepõe com o outro lado da massa. Fecha as pontas, torcendo ligeiramente, como se fosse um rebuçado, e pincela tudo com o ovo.

Forra um tabuleiro com papel vegetal, dá-lhe com o óleo em spray (sem abusos), coloca-lhe o rebuçado em cima, leva ao forno durante 15-20 minutos (consoante o forno), até ficar bem tostadinho, et voilá!

Post scriptum: Usado amiúde como oferta quando vou a casa de amigos e familiares, dá uma entrada daquelas de arrebimbómalho. Como refeição faço dois rebuçados destes, acompanho com uma salandonga, e dá para 4-6 pessoas, tranquilamente. Usem e abusem, portanto!





Sem comentários:

Enviar um comentário