sexta-feira, 4 de abril de 2014

Ora bolas, Ervilha!




Fregueses e freguesas, o mundo dos socialmente enredados está feito uma montanha russa nos últimos dias. Senão vejamos:

- FC Porto pede indemnização de um milhão de euros ao portista Miguel Sousa Tavares : creio ser por demais evidente que este se tratou de um dos pontos altos da semana. Não sei como é que vai correr para o lado do Jorge Nuno, mas eu já tomei uma decisão. Também vou processar o MST. O homem é um dano moral com pernas e rasto de nicotina. 

- Episódio derradeiro do How i met your mother : gentes da minha terra e áreas limítrofes, é só uma série! E nem sequer era brilhante, na minha modesta opinião. Vejo gente mais inflamada com o tema, do que com questões menores como os cortes das pensões ou a legalização do despedimento por causa aleatória. Prioridades...

- Sofia Alves e Fernanda Serrano fazem as pazes após conflito de 14 anos : por favor, levem esta verdadeira parábola sobre o perdão aos casmurros do conflito israelo-palestiniano. Se Sofia e Fernanda conseguiram chegar a um consenso (e sabe Deus, porque eu não sei, da gravidade da coisa), porque é que estes marotos não conseguem? Bonito exemplo o destas queridas. São momentos como estes que fazem acreditar que a paz pode reinar no mundo.

E é com esta nota, que passo ao receituário de hoje. Capaz ele próprio de extinguir uma intifada. Eu, por mim falo, é claro. Se me pusessem um prato destes à frente, mandava a kalashnikov às urtigas. Mais uma das incursões da Ervilha Maria no mundo dos berlindes comestíveis, desta feita a boiar num molho à laia de Strogonoff. E faz-se assim:

Almôndegas meet Strogonoff

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

500 g de carne de vaca picada
1 ovo grande
1 pitada de alho em pó
1 chávena de pão ralado
1/2 chávena de queijo ralado em pó
Sal e pimenta preta moída q.b.
2 colheres de sopa de margarina
1 cebola picada
2 alhos laminados
1 folha de louro
1 lata pequena de tomate pelado em pedaços
1 pitada de paprika
1 caldo de carne
2 dl de água
1 pacote de natas light
1 gole de vinho do Porto
Salsa picada

A parte divertida:

Deita para uma taça a carne, o ovo, o alho em pó, o pão ralado, o queijo ralado e uma pitada de sal e pimenta. Mãos à obra e mistura tudo muito bem. Forma almôndegas assim pró pequenas. Leva um tacho ao lume (com o fundo anti aderente) com uma colher de sopa de margarina. Quando estiver derretida, junta as almôndegas e salteia-as até ficarem douradinhas. Reserva.

No mesmo tacho, junta a outra colher de sopa de margarina e deixa derreter. Junta a cebola, os alhos e a folha de louro, e deixa refogar um pouco. Agora, junta o tomate pelado, a água, o caldo, a paprika e uma pitada de sal e pimenta (sem abusos, por causa do caldo que é é salgado). Tapa e deixa estufar em lume brando 15 minutos. Retira do lume, rejeita a folha de louro (já fez o trabalho dela) e passa com a varinha mágica. Junta as almôndegas, tapa e leva a lume brando por 20 minutos.

Last but not the least, junta o vinho do Porto e as natas, envolve bem, e leva ao lume apenas mais uns minutos para engrossar um pouco o molho. Polvilha com a salsa picada, et voilá!

Post scriptum: Experimentem uma conchada destas almôndegas em cima de um belo, indulgente e glorioso puré de batata. Não daquele de pacote (blhac!!), nem do congelado (melhor do que o de pacote, verdade, e há marcas melhores que outras. mas não é a mesma coisa). Um belo puré de batata caseiro: batata, sal, pimenta, noz moscada, leite e margarina. Sem mais! Com molhanga e almôndegas a escorrer por ali abaixo. Luxo!




Sem comentários:

Enviar um comentário