terça-feira, 1 de abril de 2014

O que parece é? Feliz Dia das Mentiras à mesa.




Temos hoje um momento de serviço público neste estaminé. Um momento "Sabia que...". Que tal? Por esta não estavam à espera. Pus-me a pensar qual a origem de um dia onde se celebra a mais elementar característica do ser humano: a peta. Depois de intensa pesquisa e apurado trabalhado de investigação a.k.a. wikipedia, descobri o seguinte: Em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Em modo galhofa, começaram a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries. Hein, hoje o vosso tempo aqui não foi totalmente perdido. Um dia havia de acontecer.

Mas não foi só conhecimento e sabedoria que ganhei com esta pesquisa. Também ganhei uma pequena réstia de esperança. Se esta característica galhofeira se mantiver no ADN dos franciús, pode ser que a assustadora subida da extrema-direita nas urnas francesas (qualquer subida é assustadora, verdade seja dita) não passe de uma plaisanterie de 1 de Abril de paupérrimo gosto. Sim, é wishful thinking. Hoje apetece-me olhar para a "vie en rose". 

Esta receita de hoje é também uma espécie de plaisanterie, um trote.  Não estavam mesmo a achar que eu vos ia propor Cerelac com presunto, pois não? Eu sei que não fecho bem a tampa, mas não abusem! O que se passa é que, de facto, esta sopinha me faz lembrar Cerelac. De aspecto, claro está. E é boa, mas boa, garanto. Envolve-te como um edredom quentinho, como só um bom creme consegue. E um prato de Cerelac? E faz-se assim:

Cerelac, ou então não, de Alho Francês e Couve-flor com Presunto

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

1 colher de sopa de sopa de margarina
1 cebola em quartos
2 batatas médias descascadas em quartos
2 alhos franceses às meias luas fininhas
1 couve flor aos raminhos
3 colheres de sopa de farinha
1 litro de água
1 caldo de galinha
Sal e pimenta preta moída q.b.
Lascas de presunto

A parte divertida:

Fácil, barato e dá milhões: leva uma panela ao lume com a margarina. Quando estiver derretida, deita todos os legumes e deixa estufar um pouco (5 minutos, mais coisa menos coisa), e vai mexendo de vez em quando. 

Agora junta a farinha e mexe. Deita a água, adiciona o caldo de galinha, e tempera com sal e pimenta (sem abusos que o caldo já é salgado). Leva a lume médio durante 30 minutos. Passa muito bem com a varinha mágica até estar aveludado (ganda pinta, hein? soa a profissional), guarnece (bem como eu estou hoje, pff!)  com as lascas de presunto, et voilá!

Post scriptum: Se não gostarem de presunto, eis algumas das opções para complemento deste "cerelac" fingido: bacon salteado, croutons, amêndoa laminada torrada, pinhões torrados, lascas de parmesão... Enfim, o céu é o limite!








Sem comentários:

Enviar um comentário