segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Ervilha Maria na TV: Esforço, Dedicação, Devoção e Glória




Provavelmente já deram conta. Sei que já o referi uma ou outra vez. Portanto, esta afirmação não é, propriamente, notícia de última hora. Sê-lo-á, eventualmente, para os marinheiros que entraram neste cacilheiro, mais recentemente. Cá vai: eu sou sportinguista. Sou lagarta. Sou verde e branca. Faz parte do meu ADN, das minhas tristezas (que depressa esqueço), das minhas alegrias (que ficam para sempre). Faz parte de mim.

A convite da Sporting TV, Ervilha Maria (e a tola que está por detrás da leguminosa) teve tempo de antena para falar do meu sportinguismo, deste estaminé mai' lindo, e tolices afins. O programa é o "Garras de Fora", onde três adeptos (ferrenhos, convictos e orgulhosamente incuráveis) contam a sua história. Cada um deles é apadrinhado por uma apresentadora, que defende a sua "dama". Sim, há um vencedor escolhido pelo público (episódio 5 hoje às 20:30, repete ao longo da semana. sim, podem votar em mim). Neste caso, essa dama sou eu, e a minha "madrinha" foi a querida Catarina, com quem ainda vou gravar um programa de culinária, diz ela. Pobre, que não sabe onde se está a meter...

E era isto que eu tinha para contar. Espero que os fregueses que não se revejam nas minhas cores não me abandonem, e que os outros gostem ainda mais de mim (convencidona, a miúda, hã?). Esta foi a receita que confeccionei para o "Garras de Fora" com as cores do meu coração, protagonizada pelo espargo e a mozzarella, e boa que se farta. E faz-se assim:


Empilhado Verde e Branco

Tempo de Preparação: Tipo Lusco-Fusco

Despensa:
4 fatias de pão rústico
1 alho
8 espargos
Azeite
Sal e pimenta preta moída q.b.
Oregãos
1 mozzarella às rodelas
Salada de rúcula e cebola roxa para acompanhar

A parte divertida:
Põe um grelhador ao lume. Quando estiver bem quente, coloca as fatias de pão, e grelha cerca de 2 minutos de cada lado. Coloca o pão num pirex, e esfrega as fatias com um alho cortado ao meio. Reserva.

Tempera os espargos com um fio de azeite, sal, pimenta e oregãos. Mete as mãos na massa, de forma a envolver bem os verdinhos. Aproveita que a grelha está quente, e coloca os espargos. Grelha durante uns 4/5 minutos, agitando a grelha de quando em vez. Liga o forno a 200º.


Vamos à montagem: coloca dois espargos em cima de cada fatia de pão, e uma rodela de mozarela por cima. Rega com um fio de azeite, polvilha com os orégãos, uma pitada de sal, e mói mais um pouco de pimenta por cima. Leva ao forno durante cerca de cinco minutos, até ficar douradinho. Coloca numa travessa bonita, juntamente com a salada, et voilá!

Post Scriptum: Obrigada à minha sinházinha, Mademoiselle Nutella, que se lembrou de mim, e possibilitou esta minha aventura televisiva. Com a quantidade de coisas pelas quais lhe estou grata, nem toda a Nutella do Mundo era suficiente para lhe pagar. Mais uma vez, obrigada!



2 comentários:

  1. 1) Tentei ver no youtube, sem conseguir. Ou estou burra (hipótese a considerar seriamente) ou não está lá.
    2) ESTOU A DIETA. Este prato tem tudo, mas tudo o que eu adoro. Fotografias mesmo cruéis...
    3) Parabéns por ser Sportinguista. A classe, o charme, a finura de espírito, a elegância dos comentários, o chic das receitas está todo lá. Só podia ser de uma Sportinguista, tal como moi...
    Spooooooooooooooooooooooorting!!!! Fora de brincadeiras, Sôdona Ervilha continue a publicar estes posts que tanto me fazem rir e as receitas de babar.

    ResponderEliminar
  2. 1) Não está nada burra, não senhora. Ainda não está no youtube. Quando estiver darei nota, prometido.
    2) Substituir o pão rústico por integral com sementes, e passar a mozzarella a mozzarella light. Nenhum mal virá ao mundo, nem às ancas.
    3) Baba, baba, baba... E mais baba. E ainda mais pouco de baba. E muito e muito e muito obrigada!

    ResponderEliminar