quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Neste peixe ninguém vai botar defeito!



Para hoje, fregueses, um momento didáctico. Não acreditam? Então cá vai: vocês sabem a que se deve a cor do salmão? Sabiam que que se deve ao facto do camarão ser o seu alimento predominante? Pois claro que não sabiam. Se vos perguntassem quem é que ganhou o Big Brother 2 já sabiam... Que foi o Henrique... Também conhecido por Icas... Que era para ir para padre... E depois teve um restaurante com o Zé Maria... Que acabou por ir à falência... Se calhar só eu que acumulo estas pérolas de saber inútil... Eu, às vezes, assusto-me.

Mas adiante... Isso pôs-me a pensar. E se a malta se assemelhasse com aquilo que come... Não, não estou a falar de mim que fiquei com cara de ervilha. Estou a falar se nós ganhássemos semelhanças com aquilo que "comemos", no sentido erótico-coital... Estranho, não? E muito pouco amigo do adúltero. O que diga-se de passagem seria muitíssimo bem feita! E pensando mais longe... Será que é por isso que há animais tão parecido com os donos... Ups! 

Voltando ao princípio, e à receita de hoje, se o salmão se alimenta do camarão, um prato que os junte só podia correr bem. E ervilhas e cenouras, nunca são demais, não? Eu que assim como está não precisa de mais nada, mas se juntar um arrozinho branco feito com à agua da cozedura do bicho dos bigodes... Ui, fica aqui que é um mimo! E tudo isto faz um vistão! E faz-se assim:


A Dança do Salmão com Ervilhas, Cenoura e Camarão

Tempo de Preparação: Isto é coisa para demorar

Despensa:

400 g de camarão
Sal e pimenta moída q.b.
4 postas de salmão
Sumo de limão
Azeite
1 cebola picadinha
2 alhos laminados
3 colheres de sopa de salsa picada
300 g de ervilhas congeladas
2 cenouras descascadas, às rodelas 

A parte divertida:

Coze os camarões em água a ferver, temperada com sal, durante 5 minutos. Escorre e guarda a água. Tempera as postas de salmão com sal e pimenta, e rega com sumo de limão.

Leve um tacho ao lume com um fio de azeite e refoga a cebola e o alho, juntamente com 2 colheres de sopa de salsa picada. Quando a cebola estiver lourinha, junta as ervilhas e as cenouras, mexe, e deixa estufar 5 minutos. 

Junta 5/6 conchas da água de camarão, tempera com sal e pimenta (sem exagero que a água do camarão já está salgada), tapa, e deixa cozinhar em lume brando 15 minutos. Mexe de vez em quando.

Agora, junta as postas de salmão ao tacho. Rega com mais umas quantas conchas da água do camarão, tapa novamente, e deixa cozinhar mais 15 minutos. Junta os camarões, e deixa cozinhar mais 5 minutos. Salpica com a restante colher de salsa picada, et voilá!

Post Scriptum: À falta de salmão, já fiz esta receita com maruca e pescada, congeladas. A única diferença é dispensar o sumo de limão no tempero do peixe. Fica bom, mas confesso que o salmão, para mim, faz o casamento mais guloso com os restantes ingredientes.



Sem comentários:

Enviar um comentário