sexta-feira, 25 de julho de 2014

In the mood for brunch?





Não faltam por aí maledicentes que proclamam que as horas passadas no doce leito são um desperdício de tempo. Há quem embandeire em arco que deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer. Eu cá acho que se isso fosse verdade já não havia listas de espera no SNS. E também não havia anões.

Dito isto, há que afirmá-lo com toda a frontalidade e todo o respeito que me merecem: eu adoooorooo dormir. É pá, é que gosto mesmo. Na cama, no sofá, no carro, na praia, no comboio, no avião. Dormir é bom, dormir é fixe. "Ah, e tal não produzes nada!", dizem vocês. E depois? A JSD também não, e eu ao menos não ando de mocassins sem meias.

E toda esta conversa acerca da doce arte de ferrar o galho a que propósito? Bróculo Júnior, o meu mai´novo, é cá dos meus. E um dia destes, em que mãe e filho se apanharam pela matina, sozinhos em casa,  foi ver-nos ao despique, a ver quem é que ficava com maior número de vincos dos lençóis. Conseguimos descolar a cara da poça de baba pelas 11:45, e ainda naquele torpor pós-soneca de 12 horas, eis que a minha cria se sai com um: "Mãe, hoje apetece-me um brunch!" Ainda pensei por momentos que o puto estava a dar em hipster, mas felizmente não, é só um bocadinho para o alarve.

E o que vos trago hoje é esse mesmíssimo brunch, ideal para aqueles dias em que a alvorada é tardia, e a fome já não se sacia com um pequeno-almoço, mas um mergulho directo no almoço parece agressivo. Um waffle salgado gigante a cheirar a salsa, ovos mexidos e salsichas. Em boa verdade vos digo, que eu até dispenso as salsichas (é juntar salmão fumado, e fica um brunch amigo de quem não come carne. Boa, freguesa Maria Feliz?), mas o Bróculo fica assim com aquele sorriso de guilty pleasure, que me deixa a mim com um sorriso ainda maior. E faz-se assim:


Um Brunch que é um Salsifré 

Tempo de Preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

150 g de farinha c/ fermento
1 colher e meia de fermento em pó
1 pitada de sal  e 1 de pimenta
250 ml de leite
1 ovo grande
2 colheres de sopa de margarina derretida
3 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de margarina líquida

Ovos mexidos e Salsichas:

8 salsichas de lata
8 ovos
8 colheres de sopa de leite
Sal e pimenta preta moída q.b. 
1 colher de sopa de margarina


A parte divertida:

Peneira a farinha, o sal e o fermento para a taça da batedeira. Junta o leite, o ovo e as 2 colheres de margarina derretida. Bate durante 3 minutos, junta 2 colheres de sopa de salsa e uma pitada de pimenta, e bate mais 4 minutos. Deixa a massa descansar 5 minutos.

Leva um grelhador quadrado ao lume. Deixa aquecer e junta a margarina líquida, e espalha-a bem no grelhador. Deita a massa no grelhador, e deixa a cozinhar em lume médio até a massa solidificar e começar a fazer bolhinhas na parte de cima (uns 6 minutos). Descola à volta com uma espátula, vira o waffle e deixa cozinhar mais uns 3-4 minutos (eu uso um prato para ajudar na tarefa). Aproveita o grelhador para cozinhar as salsichas, uns 4 minutos.

Last, but not the least, os ovos mexidos: bate os ovos com o sal a pimenta e o leite. Leva uma frigideira anti aderente ao lume com a margarina. Assim que derreter, junta os ovos e cozinha-os a gosto. Eu cá gosto dos meus pró cremoso.

Polvilha tudo com a colher de salsa que sobrou, et voilá!

Post Scriptum: A necessidade aguça o engenho, é certo. Eu faço estes waffles gigantes, por que não tenho um "waffle maker" (quem tiver, deve dar mais ou menos para 4 waffles), e aprendi esta solução com o Master Jamie Oliver. De qualquer modo, a visão celestial deste waffle megalómano, e o facto de fazer tudo de uma vez só, dá-me um tal conforto que o "waffle maker" perdeu a vez na minha wishlist. Sobram-me uns trocos para comprar outro livro do Jamie, ó que pena tão grande!




2 comentários:

  1. Oh, doce Ervilha, estou comovida com a lembrança!! Obrigada. E sim, sou louca por salmão fumado...Maria Feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ervilha feliz com fregueses felizes, ainda para mais se for uma Maria Feliz. Obrigada pelo apoio!

      Eliminar