sexta-feira, 11 de julho de 2014

Sim, são restos. Mas com sainete!




Ora então vamos lá despachar isto, que está um dia demasiado bonito para passar a tarde a aquecer o colo com o portátil. Mais que não seja, porque com jeitinho, mesmo esticadinha na toalha, apanho o wifi da esplanada mais próxima. Viciada? Quem?

Sim, vivi muitos anos sem as asas da internet a aconchegarem-me as costas. E sobrevivi, é verdade. Mas esses eram também os gloriosos tempos em que os acontecimentos mediáticos do ano eram a transmissão do Festival da Canção (antes de se ter tornado um espectáculo de pirotecnia) e da Miss Portugal . Alguém tem saudades disso? Eládio Clímaco, calma, não é nada pessoal! Até desenvolvi uma certa ternura pelo apresentador. O cabelo dele fazia lembrar-me a mise da minha avó. E eu gostava muito da minha avó.

Mas como prova de confiança e da minha honestidade para convosco, devo contar-vos uma coisa. Ontem, passei meia hora de verdadeiro pânico e terror, parecia o Ricardo Salgado a abrir uma carta das Finanças. Durante 30 minutos, o meu portátil fez-me black out, e não se ligava. E eu só pensava que a minha vida está toda neste computador, aquilo não me podia estar a acontecer, ó meu Deus, ó meu Deus! Foi a mais longa meia hora da minha vida (e olhem que os meus filhos foram tirados a ferros). Quando finalmente o bichinho voltou a vida, pensei "Que estupidez! Até parece que dependo do computador para viver!" Relaxei, respirei fundo e... fui à net comprar um disco externo, não vá o Diabo tecê-las.

E agora estava aqui a pensar como é que ia fazer a ligação entre esta minha ciber-dependência e este Frango à Brás, e não me ocorre nada. De maneiras que fica assim. 

Mas devo dizer-vos que cá por casa frango no forno, frango do churrasco, frango frito, frango que sobre no geral, vai parar ao à Brás. Eu cá gosto particularmente de usar as sobras destas duas receitas(esta e esta) para este efeito. Bom, Bonito e Barato. E faz-se assim:

À Brás, com Frango também se faz

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

1 colher de sopa de margarina
1 cebola às meias luas fininhas
1 alho ralado
2 cenouras raladas, fininhas
Sal e pimenta preta moída q.b.
1/2 frango assado desfiado
1 pacote pequeno de batata palha
6 ovos
1 dl de leite
Salsa picada

A parte divertida:


Leva a margarina a derreter num tacho anti-aderente. Junta a cebola, o alho e refoga até a cebola estar translúcida. Junta a cenoura e deixa estufar cerca de 5 minutos. Adiciona o frango e a batata, mexe, tempera com uma pitada de sal e pimenta, e deixa apanhar o gostinho durante mais uns 5 minutos.

Enquanto isso, junta os ovos com o leite e salsa picada a gosto, tempera com sal e pimenta (sem abusos), e bate.

Deita os ovos no tacho, baixa o lume, envolve tudo bem e deixa cozinhar uns minutinhos (3-4), sem abusar para ficar cremoso. Polvilha com mais um pouco de salsa picada,et voilá!

Post Scriptum: E perguntam vocês "Então a novela de Budapeste já acabou, Ervilha?" e respondo eu que Não acabou, não senhora! Eu é que achei que vocês deviam estar a sentir falta de uma receitinha das minhas. Estou errada (beicinho)? Respondam-me na caixa de comentários, ou calem-se para sempre (modo drama queen)!


2 comentários:

  1. Adorei a receita embora tenha deixado de comer carne, mas pode-se sempre fazer com outro restito que se encontre no frigorífico. Posto isto, mais notícias de Budapeste please. Maria F. Silvestre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho com alho francês, mantendo a cenoura. Xuxu beleza! Mais notícias de terras magiares durante a semana, freguesa!

      Eliminar