segunda-feira, 28 de julho de 2014

Às vezes também não faço nada e compro tudo feito: Francesinha do Capa Negra



Palavra de devoradora de foodtv: não passará meia hora sem ouvires o termo guilty pleasure.  Verdade ou mentira? Em bom português: pouca-vergonha culinária, obscenidade alimentar, chafurdice no prato. Não tenhamos medo das palavras. E quanto a mim nada, mas mesmo NADA abraça melhor o conceito de sordidez alimentar que a bela da Francesinha. E se há templo do Pecado, é o Capa Negra.


O meu paizinho, Manel Bacalhau, é natural da Invicta. De maneiras que fui apresentada a este empilhado de coisas boas a boiar em lava, long time ago.  Já comi francesinhas em vários sítios, mas o Capa Negra é o porto seguro onde volto e voltarei, sempre com o claro intuito de mandar uma pouca-vergonha destas abaixo. Com batata e ovo, que se é para pecar, que seja de forma capital.


Pão com a espessura devida; recheio só com produtos dos bons; um molho onde eu mergulhava de bom grado, com o picante no equilíbrio exacto; doses cavalares de queijo que sucumbe ao calor do molho de forma lasciva; batatas fritas verdadeiras, a saber a batata e tudo, que também se dão ao molho, sem se fazerem nem um pouco difíceis, as galdérias... Como as percebo. Ah, e um ovo estrelado, bem estrelado, que saliva por cima de tudo isto.


E depois é ir pedindo finos, gelados e cheios de vida, e apreciar. E no dia a seguir, sopa, meus amigos, sopa e folhas de alface. E tudo vale a pena, tão a pena. Esta Ervilha vai de bom grado parar ao Inferno, por uma Francesinha dos Deuses. Do Capa Negra.

Post Scriptum: E perguntam vocês? Então e o resto? Os outros pratos da ementa? Não sei, fregueses, e provavelmente nunca vou saber, pois assim que o empregado estica a ementa, recuso-a de forma delicada. Nunca lá comi nada para além da supra citada francesinha. Mas quase tendo em conta o apuro com que fazem esta especialidade, aposto que o resto será de apetite. 

Post Scriptum 2: Relembro que nada disto tem um cariz publicitário, não é patrocinado ou pago. É só a minha humilde, e um pouco tola, opinião.





2 comentários:

  1. Parece que estou a ler as "50 sombras das francesinhas"...
    Maria F. Silvestre
    .

    ResponderEliminar