segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Que coisa bonita!




ALERTA: ESTE POST CONTÉM UMA RECEITA MIMOSA E UM AGRADECIMENTO HISTÓRICO

E eis que começa uma nova semana. E é certo que o espírito pode estar um pouco murcho à segunda-feira, mas esta semana inclui um feriado para arrebitar a disposição. E um feriado, quanto a mim, subvalorizado. Celebra-se a Restauração da Independência, e o robusto "chega para lá" que demos aos nuestros hermanos. Props para os tugas que o fizeram, gratidão eterna. Pensem bem! Senão fossem eles, víamos o Game of Thrones dobrado em castelhano. Imaginem... "Usted no sabe nada, Juan Nieve." E depois de vos maravilhar com as minhas prioridades, vou encantar-vos com uma bela de uma bolonhesa, enfeitada por uma massa que é bela por si só. Tropecei nestes "lírios" no supermercado, e ficam um mimo no prato e no estômago. Absorvem lindamente a bela da molhanga bolonhesa e são lindos. Uma maneira simples de "quitar" um prato simples, mas cheio de sabor. E faz-se assim:


Lírios Bolonheses

Tempo de Preparação: Comme si, comme ça

Despensa: Azeite, 1 cebola picada, 3 dentes de alho laminados, 1 lata de tomate em pedaços, 1 pacote de polpa de tomate, 1 dl de vinho tinto, sal e pimenta q.b., 1 col. de chá de açúcar amarelo, 2 col. de chá de orégãos, 500 g de carne picada (metade vaca, metade porco), 300 g de lírios (ou outra massa qualquer, mas esta é tão bonita...)


A parte divertida: Vamos começar por tratar da molhanga. Coloca um fio de azeite num tacho, junta a cebola e os alhos e deixa refogar. Quando estiver loirinho, adiciona o tomate em lata e em polpa e mexe. Agora, o vinho, o açúcar, 1 col. de oregãos e tempera com sal e pimenta. Mexe, tapa e deixa 20 minutos em lume brando. No final, passa tudo com a varinha mágica e reserva. Leva um tacho anti-aderente ao lume, com um fio de azeite e, quando estiver quente, junta a carne e frita até estar lourinho (cerca de 10 mins.), mexendo com frequência. Junta o molho de tomate à carne, mexe, tapa e deixa apurar uns 20 minutos em lume brando. Entretanto, coze a massa al dente, escorre e reserva 1 concha de água da cozedura da massa. Junta a massa e a água à carne, mexe, deixa tomar o gosto cerca de 5 minutos, et voilá!

Acompanha com um belo pedaço de parmesão e um ralador. E deixa nevar em cima do prato!


Sem comentários:

Enviar um comentário