quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Como transformar um singelo frango em felicidade suprema



Não se passa uma semana cá em casa, sem que um frango entregue a sua alma ao criador, a bem do aconchego dos nossos estômagos. É fácil, é barato... E quase tão versátil como o Prof. Marcelo, que opina com igual brilhantismo sobre o cumprimento do défice, o 4X3X3 do Braga e a nova Enciclopédia Ilustrada dos Invertebrados. 

Esta que hoje vos trago, é uma das muitas formas que mascaro o singelo frango. Com a  particularidade de ser inspirado na Sharon Stone. Estão vocês agora apensar: "Coitada enganou-se nos cogumelos, e está aqui, está a ver gafanhotos gigantes!" Errado! Podia acontecer, mas não é o caso. Passo a explicar.

Este frango, faz-me lembrar a atriz do clássico Instinto Fatal porque está escachado. Não sabem o que é escachado? É uma expressão com muita saída na zona saloia, nem sabem o que andam a perder! Ora vejamos (ainda dizem que não se faz serviço público na blogosfera): 

escachar - Conjugar
verbo transitivo
1. Apartar (os membros um do outro).
2. Abrir (as pernas).
3. Separar de meio a meio.
4. Rachar.

"escachar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/escachar [consultado em 04-10-2013].

Não é preciso dizer mais nada pois não? O frango é cozinhado todo escachado, que é como quem diz de perna aberta (todo ele aberto na verdade), escarrapachadinho no tabuleiro, tipo concorrente da Casa dos Segredos no solário. Azeite, incluído. Não vos tirei o apetite, não? Bem é melhor passarmos à prescrição:

Frango “escachado”

Tempo de preparação: Isto é coisa para demorar

Despensa

1 frango aberto
1 cebola grande, às rodelas finas
Azeite
Sal e pimenta q.b.
3 dentes de alho, laminado
2 folhas de louro
1 colher de sopa de massa pimentão
Molho inglês
2 dl de cerveja

A parte divertida:

Cobre um tabuleiro de ir ao forno com um fio de azeite, e espalha a cebola em cima. Liga o forno a 200º, e agora vamos mimar o frango.

Massaja todo o frango com a massa pimentão, e coloca-o no tabuleiro. Espalha os alhos e as folhas de louro aos bocadinhos em cima do bicho. Tempera com sal e pimenta (sem abusos, que a massa pimentão é salgada), e umas gotas de molho inglês. Cobre o frango com um fio de azeite, e espalha-o por todo o frango com os dedos. Deita 1 dl de cerveja no tabuleiro, cobre o bicho com alumínio e forno com ele. 

Ao fim de uma hora, retira o papel de alumínio, deita o resto da jola no tabuleiro, e forno com ele mais 10/12 min., que é como quem diz, até ficar tostado. Et voilá!



Post Scriptum: Embora refira que isto é coisa para demorar, em termos de trabalho propriamente dito, a coisa é rápida. O que é demorado é o tempo de "solário" no forno. Portanto, dez minutos de embelezamento do bicho, forno com ele, e têm uma hora para pôr em dia o Say Yes to the Dress no TLC. Ou então façam qualquer coisa útil para a sociedade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário