sexta-feira, 18 de outubro de 2013

É fácil, é barato e dá milhões... de elogios!


Ervilha Maria: É claro que podes contar connosco. Sabes que regabofe é o meu nome do meio!
Amiga: Então apareçam a partir das __ horas.
Ervilha Maria: Combinado! Queres que leve alguma coisa?
Amiga: Não! Deixa estar! Não é preciso nada!
Ervilha Maria: De certeza?
Amiga: De certeza.
Ervilha Maria: Nem um docinho?
Amiga: Bem...
Ervilha: Diz que eu faço.
Amiga: Já que falas nisso... Podias trazer aquela mousse de lima?

Desde que apresentei este pedaço de mau caminho ao mundo, já tive esta conversa umas quantas vezes, com ligeiras variações, mas com o mesmíssimo resultado prático: sai uma taça de mousse para levar. 

Não interpretem este relato como um queixume, bem pelo contrário. Uma taça destas faz-se com menos de uma nota de cinco aérios, em pouco mais de quinze minutos (fora o tempo no frio), e passo a noite a ser elogiada. Que mais pode Ervilhe Marie querer? Apanhar, num beco escuro, certo e determinado cantor de música popular portuguesa, que foi condenado por violência doméstica, e dar-lhe com um taco de basebol nos cornos? Também me parece bem doce, mas é melhor ficar-me pela mousse de lima.

Devo acrescentar que, se assim o entenderem, podem servir apenas a mousse, sem os entalados. Fica supimpa na mesma. Esta versão manda mais sainete, e eu estava numa de vos impressionar. Pode não parecer, mas Ervilha Maria é um ser humano sensível que se preocupa com a opinião dos outros. A menos que se tratem de cantores que se esqueceram da ternura dos 40, e alimárias similares. Mas adiante. Eis as instruções:

Mousse de lima com morangos "entalados"

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

4 iogurtes naturais
1 lata de leite condensado magro
3 limas
500 g de morangos lavados e cortados em quatro
2 colheres de sopa de açúcar em pó
2 colheres de sopa de vinho do Porto

A parte divertida:

Leva os morangos ao lume brando (com excepção de um “bonitinho” para decorar), com o açúcar e o vinho do Porto. Bastam aproximadamente 5 minutos, o tempo suficiente para o açúcar derreter e os morangos ficarem “lustrosos”, que é como quem diz, dá uma “entaladela” nos morangos. Deixa arrefecer.

Agora a mousse: envolve o sumo das limas nos iogurtes, até ficar homogéneo. A seguir junta o leite condensado, e mistura até estar tudo bem envolvido.

Por último, vamos tratar das camadas e das mariquices: numa taça coloca metade dos morangos, metade da mousse, o resto dos morangos e o resto da mousse. Cobre com raspa de lima e um moranguito com pé e tudo, e leva ao frio pelo menos duas horas e meia (para apressados, podem colocar no congelador). Et voilá!


Post scriptum: O morango que protagoniza esta foto é da horta do meu marido. Digo dele e não nossa, porque é área onde não me intrometo.  A bem da saúde da colheita, diga-se de passagem, porque eu estou para as plantas, vegetais e outros que tais, como a kriptonite está para o Super Homem. Para além de que andar de sachola na mão, não é bem a minha praia (mas gosto muito da palavra sachola). Assim, aqui ficam os meus agradecimentos ao agricultor envolvido neste processo. Querido, hoje um morango, amanhã quem sabe... dois morangos. O céu é o limite!


Sem comentários:

Enviar um comentário