domingo, 13 de outubro de 2013

Simples, barato e dá conforto. E não foi comprado no IKEA


Aqueles que estão a pensar que isto não é bem uma receita, que o que não falta nas prateleiras do supermercado são frascos com molho de tomate, e tal e coiso, só tenho uma coisa para dizer: hereges. Aliás duas: ingratos!

Quem nunca comeu um singelo prato de esparguete regado com uma obscena concha de molho de tomate ainda a borbulhar, coroado com uma chuva de parmesão acabado de ralar, não viveu. Tão simples quanto isto! Esta é apenas uma das várias utilizações para este verdadeiro manjar encarnado. Muitas outras partilharei convosco, se me derem tempo, e perseverarem: bolonhesa, lasanha, cannelonni, pizza e tantos outros que vos transformam por momentos em verdadeiros Super Marios. Ganham vidas e tudo!

É simples? É. Mas como disse uma vendedora de vestidos de noiva a uma amiga do coração (casadoira na altura, muito bem casada agora), prestes a sucumbir vítima de uma overdose de rendas, brilhos e folhos, quase disposta a casar com uma bata branca de hospital: "Simples não é simplório!" É esta a essência e o encanto do meu molho de tomate: simples, mas nunca simplório.

Há dias que para complexo já chega o orçamento rectificativo. E como hoje é domingo, e já ouvi o Portas a decretar à Nação, com aquele ar de "O Rei Manda dar três passos à tesoura", olhar para este tacho de molhanga a borbulhar é coisa para confortar Ervilhe Marie. E então é assim:

Molho de Tomate

Tempo de preparação: Tipo Lusco-fusco

Despensa:

Azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho laminados
1 lata de tomate em pedaços
1 pacote de polpa de tomate
1 dl de vinho tinto
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de orégãos
1 colher de chá de açúcar amarelo

A parte divertida:

Coloca um fio de azeite num tacho, e junta a cebola e o alho a refogar. Quando estiver loirinho, adiciona o tomate em lata e em polpa e mexe. Agora, o vinho os orégãos e o açúcar, e tempera com sal e pimenta. 20 minutos em lume brando, passa tudo com a varinha mágica, et voilá!


Post scriptum: Está a começar um filme do Scorsese que eu ainda não vi, por isso ficamos por aqui por hoje, tá bom? Boa semana e não se esqueçam mais vale um parmesão na mão, que um Portas a mandar. 

2 comentários:

  1. o meu molho de tomate (tomatada como por cá se chama!!) leva mais ou menos os mesmos ingredientes, menos o vinho tinto, mas tem a particularidade de passar, pelo menos, 3h ao lume!!
    geralmente passa 4 ou 5h...
    e, garanto, fica diferente, muito diferente!!!
    :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se mandar a receita por mail ervilhemarie@gmail.com, faço questão de experimentar. E comentar depois, claro.

      Eliminar