quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Não, filhos! Este arroz não tem cebola!



"Mãe, tem cebola?" Se eu tivesse uma nota de 100 euros, por cada vez que os fedelhos Maria Achocolatada e Bróculo  Júnior me perguntam isto, pagava a dívida soberana do hemisfério Sul. E ainda me sobrava para comprar uns sapatinhos. É certo e sabido, que quando me estou a encaminhar para a mesa com o tacho do arroz na mão, surge a pergunta sacramental: "Mãe, tem cebola?"

E sim, muitas vezes tem cebola. Quem me tira um esturgidozinho (esturgido é um refogado armado ao pingarelho, para quem não saiba), tira-me tudo. Mas algumas vezes cedo, confesso. Até porque vê-los a escolher os bocados de cebola, tipo macaquinhos a catar piolhos, traz-me sentimentos muito pouco maternais ao de cima.

Este arrozinho de cenoura para além de ser lindão, gostoso e saudável, não tem cebola, o que provoca uma celebração digna de um réveillon em Copacabana. É um espectáculo de luz e cor! Só falta colocarem-me uma passadeira vermelha da cozinha até à mesa de jantar. Cambada de interesseiros! E cá vai disto:

Arrozinho de Cenoura, livre de Cebola

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

1 copo de arroz agulha (25 cl)
Azeite
1 cenoura ralada fininha
3 alhos cortados às rodelas
1 folha de louro
1/2 caldo p/ arroz
2 copos e meio de água
Sal e pimenta q.b.  
Coentros picados (à vontade do freguês

A parte divertida:

Põe o tacho ao lume, com um fundo de azeite, os alhos às rodelas e a folha de louro. Quando o azeite estiver quente, deita a cenoura e deixa saltear até murchar.

Junta o arroz e frita durante uns 3 minutos, mexendo sempre. Junta o caldo, deita a água e tempera com o sal e a pimenta (doucement com o sal, que o caldo já é salgado).

Deixa ficar em lume brando entre 12/15 minutos. Vai controlando que o arroz é matreiro. Salpica com os coentros picadinhos, et voilá!


Post scriptum: Breve, breve teremos novidade, minha gente! Ervilhe Marie encontrou um parceiro para o crime. E não podia ser melhor, palavra de Ervilha! Nos aguardem!

Sem comentários:

Enviar um comentário