terça-feira, 15 de outubro de 2013

Quando o chato do esparguete se transforma num espectáculo de luz e cor


Por vontade dos fregueses cá de casa, comia-se massa todo o santíssimo dia. Nomeadamente esparguete. Aliás, 9 em cada 10 vezes que esta querida vai laurear a pevide, e a alimentação dos pequenos fica entregue ao pai: omelete com esparguete (para deleite e satisfação dos três, diga-se em abono de verdade). Deus me livre! há que dizer que o senhor faz as omeletes mai lindas do mundo, mas com esparguete?  Fica tão bem como, sei lá... a Luciana Abreu a cantar o Sol de Inverno, ou neste caso de Inberno, carago. "Sonhos que bibi...", meus amigos?

E como se não podes vencê-los, junta-te a eles (se o Portas e o Passos Coelho usassem uma aliança para simbolizar a coligação, aposto que mandavam gravar esta frase), dedico-me a vestir o esparguete de múltiplas formas. A bem da paz familiar e das minhas papilas gustativas. 

A cenoura para mim é, como hei-de dizer, uma das melhores coisas do mundo. Se eu ainda não fiquei laranja, é por mero acaso. Ou porque também como muitas ervilhas, e a coisa equilibra-se. É que além de extremamente deliciosa, a cenoura transforma os pratos num espectáculo de luz e cor. E o que eu gosto de espectáculos de luz e cor... Eu e o Manuel Luís Goucha.

Este spaguetti lindo de morrer é bom que se farta, tão simples quanto isso. E não há mais ditos até à morte. Experimentem e depois digam qualquer coisa:

Spaghetti com cenoura e courgette

Tempo de preparação: Tipo Lusco-fusco

Despensa:

½ pacote de spaguetti
Azeite
3 dentes de alho ralados
Salsa (quantidade à consideração do freguês)
2 cenouras raladas (fininhas)
1 courgette ralada (com casca)
2 colheres de sopa da água da cozedura do spaghetti
Sal e pimenta q.b.
Queijo parmesão

A parte divertida:

Coze o spaghetti apenas com sal e um fio de azeite, até estar al dente, que é como quem diz cozido, mas rijinho.

Aquece um pouco de azeite, e junta salsa picada e três alhos ralados, sem os deixar ficar castanhos, mexendo. Assim que estiver loirinho, junta a cenoura e dois minutos depois as courgettes. Tempera com sal e pimenta, tapa, e deixa em lume brando até os legumes estarem molinhos (cerca de 8/10 minutos).

Junta o esparguete aos legumes, e a água da cozedura, e mexe até estar bem incorporado. Por fim, retira do lume, polvilha com mais um pouco de pimenta moída no momento, salsa picada, e rala o queijo por cima. Et voilá!


Post scriptum: E eis que se passaram sete dias, já postei sete receitas. Is anybody out there? Se sim, enviem-me os vossos comentários, sugestões, presentes, transferências bancárias... Estão à vontade. Se fôr me chamar nomes, deixem lá isso, não se macem. Comam antes uma peça de fruta. Tudo de bom  é para aqui: ervilhemarie@gmail.com. Merci!

2 comentários:

  1. vim cá parar hoje, por acaso, e tenho gostado do que tenho lido!!
    :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que feliz acaso! Ervilha Maria gosta de fregueses satisfeitos. Estaminé também disponível em https://twitter.com/ErvilheMarie e https://www.facebook.com/ervilhemarie. Volte sempre que a gerência agradece!

      Eliminar