sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Porque tenho para mim que isto é coisa para vos fazer felizes


Maria Achocolatada, pré adolescente do meu coração, é quase tão viciada em chocolate como o Paulo Portas em branqueamento dentário. De maneiras que, por vontade da mademoiselle, a ementa de seu dia de aniversário seria qualquer coisa como:

- Sopa de Nutella com croutons de cacau
- Filetes de chocolate negro com puré de kinder bueno
- Hamburguer de maltesers com salada de M&M's
- Mousse de chocolate, salame de chocolate e bolo de chocolate
- Ah, e um chocolate quente para não embuchar. 

Decorrem então democráticas negociações, são discutidos os diferentes pontos de vista, e consigo demonstrar por a mais b, que há vida para além do chocolate. Ou então: "Pôe-te fina, senão queres ficar com a cara tipo cordilheira dos Andes modo acne. Mas a mãe faz aquele bolo de chocolate que tu gostas, sim?" Agora Escolha a versão que prefere (saudosa Vera Roquette, Esquadrão Classe A e o Bocas, não necessariamente por esta ordem ).

E é este o bolo que faz as delícias da princesa, e de acordo com sondagens (não à boca da urna, mas das bocas com bigodes de chocolate propriamente ditas) não é a única. Os incrédulos e os cépticos podem não acreditar, mas eu tenho testemunhas oculares e salivares: quando sirvo este bolo de aniversário, só ficam os foguetes de recordação. 

Se são dos que gostam de andar a comer os restos do bolo de parabéns, ao pequeno almoço, almoço e jantar,  durante 15 dias... Don't try this at home! Caso contrário:

Bolo de Aniversário da Maria Achocolatada

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

Massa:
7 ovos
250g de açúcar amarelo
175g de farinha com fermento
80g de chocolate em pó
1dl de leite morno
1dl de óleo

Cobertura:
1 lata de leite condensado
45 g de chocolate em pó
25 g de manteiga

A parte divertida:

Bate as gemas com 125g de açúcar amarelo. Envolve a farinha peneirada com o chocolate em pó, alternando com o leite morno e o óleo.

Bate as claras com o resto do açúcar amarelo. Mistura as claras com a mistura das gemas, em modo delicadinho, que é como quem diz, “doucement”. 
Deita a massa numa forma redonda untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno a 200ºC durante cerca de 45 minutos.

Para o recheio, junta os ingredientes num púcaro, leva a lume brando e vai mexendo, primeiro até derreter e depois até engrossar, e ficar com ar de Tulicreme. 
Cobre o bolo com o creme, e decore à medida do teu gosto e do teu jeitinho. Et voilá! 


Post scriptum: Poderia dizer que os fornos são como os homens: cada um é como cada qual, é preciso experimentar para lhes conhecer as temperaturas. Mas não vou dizer isso, porque sou uma senhora casada. Vou apenas dizer que o tempo pode variar, por isso a primeira vez que o fizerem, vão picando com o palito, para controlarem a cozedura (isto hoje está um bocadinho Quim Barreiros, as minhas sinceras desculpas) . 

Sem comentários:

Enviar um comentário