sábado, 26 de outubro de 2013

Isto não é plágio, é uma homenagem #1


Como começar a falar sobre Nigella Lawson? Como adjectivar "A Nigella"? A Nigella é a Linda Lovelace da culinária. Melhor, a Sasha Grey. Porque a Nigella é cool. Faz obscenidades com barras de chocolate e óleo quente, e continua a ser cool. 

A Nigella é a Scarlett Johansson do "comer"! E não é uma Scarlett Johansson qualquer. É a Scarlett do Match Point, de camisa branca, à chuva num prado. Só que a Nigella agarra-se a um almofariz, malaguetas e coentros, e não ao Jonathan Rhys Meyers. Mas como soubemos recentemente, ela escolhe melhor ervas aromáticas, do que homens. Mas adiante.

Esta receita é uma cover de uma maravilha que vi a Nigella protagonizar no pequeno ecrã, com um lombo de porco a fazer contra cena. E que contra cena, meus amigos. Uma contra dança que enche a tela, qual Mia Wallace e Vincent Vega. Asseguro-vos que depois de provado, ficar-vos-á na memória, qual twist psicotrópico. Atentai, então:

Lombo de Porco à la Nigella

Tempo de preparação: Isto é coisa para demorar

Despensa:

1 lombo de porco aberto em três
3 dentes de alho ralados
1 colher de chá de oregãos
8 fatias de presunto
1 raminho de salsa
Fio de cozinha
1 cebola grande às rodelas finas
Azeite
Sal e pimenta preta moída q.b.
20 cl de vinho branco

A parte divertida:

Escarrapacha o lombo (previamente aberto pelo simpático do senhor do talho), e embora recheá-lo de coisas boas: esfrega os três alhos esmagados, polvilha com os oregãos, cobre com o presunto e espalha as folhas de salsa. Feito, próximo passo!

Enrola o lombo com jeitinho e ata com o fio de cozinha, para o presunto não fugir. Cobre com um fio de azeite, esfrega o belo do lombinho, tempera com sal e pimenta (sem abusos). Cobre o fundo do tabuleiro com um fio de azeite, e espalha a cebola. 

Deposita o lombo de porco  em cima, rega com o vinho branco, e leva ao forno 75 minutos a 200 graus. Tira do forno, deixa descansar 10 minutos, fatia, cobre com o molho do assado e as cebolinhas reluzentes, et voilá!


 Post scriptum: Queridos, estou a mudar o blog. E não estou sozinha, não! E não, não estou a falar do Gustavo Santos, não se assustem. Mas se estiverem muito interessados no dito cujo, procurem na secção da livraria mais próxima com o título: " Ex-membros de boys band com o talento vocal de um surdo mudo de nascença,  apresentadores com a naturalidade de um cão de loiça, e gurus espirituais do You Tube, cumulativamente". Quanto ao meu comparsa, querem saber mais? Nos aguardem!

Sem comentários:

Enviar um comentário