quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Como alimentar 45 pessoas sem me entupir de ansiolíticos, parte III



Aviso à navegação: esta receita faz parte do especial "Como alimentar 45 pessoas sem me entupir de ansiolíticos", a.k.a. aniversário de Ervilha Maria. De facto, tudo foi confeccionado para alimentar esta multidão, mas as receitas (com excepção das sobremesas) estão quantificadas para os 4 do costume: Ervilha Maria, Zé do Polvo, Maria Achocolatada e Bróculo Júnior. No final da epopeia, farei um resumo da matéria dada, e falaremos das quantidades usadas para os magníficos 45. Boa viagem!

Ora ervilhas, ervilhas, ervilhas... Bolinhas verdes saltitantes. Creme de ervilhas, tão bom! Arroz de Ervilhas, que maravilha! Ervilhas salteadas com cogumelos e cebola: felicidade suprema! Puré de Ervilhas: podia acabar os meus dias numa banheira dele, na boa! Mas teremos tempo para voltar a todos esses sítios onde já fui tão feliz, e onde vocês podem ser também. Espero eu...

Mas para começo de conversa, tinha de ser este clássico. Sei que, até a dada  altura da minha vida, não gostava de ervilhas, não consigo precisar a data. Ou se calhar bloqueei a memória por vergonha. É capaz de ser isso. Mas adiante, que eu não estou deitada num divã, e vocês não estão a receber à hora.


Uma coisa é certa: foram as ervilhas com ovos escalfados as responsáveis por este amor incondicional às bolinhas verdes saltitantes. E sempre que eu quero uma dose de conforto bem aviada, é uma malga disto que cumpre o objectivo. E com várias vantagens: ingredientes simples que tenho 99% das vezes em casa; um prato à prova de ajustamentos que só usa ingredientes baratos; e se sobrar, ó tristeza tão grande, não perde qualidades quando reaquecido, é só juntar mais um ovinho por pessoa. E faz-se assim:

Ervilhas com ovos escalfados My way

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

Azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 folha de louro 
400 gramas de entremeada cortadas às tiras
1/2 chouriço às rodelas
150 g de bacon
600 g de ervilhas congeladas
1 lata de tomate em pedaços
3 colheres de sopa de salsa picada
Sal e pimenta preta de moinho q.b.
1 malagueta (à vontade do freguês)
1 copo de vinho branco (20 cl)
1 copo de água quente (20 cl)
4 ovos
3 colheres de sopa de salsa picada

A parte divertida:

Leva um tacho ao lume com o fundo coberto de azeite. Junta a cebola, o alho e a folha de louro. Assim que a cebola estiver transparente, junta a carne e os enchidos, e vai mexendo até a entremeada estar dourada.

Agora as ervilhas, yeah! Põe as ervilhas num coador e passa-as por água quente. Junta ao tacho as ervilhas,o tomate, a malagueta e 2 colheres de salsa, e dá uma mexidela. Tempera com sal e pimenta (sem exageros, que os enchidos são salgaditos, e menos ainda se usares a malagueta). Junta os líquidos, tapa e deixa cozinhar em lume brando cerca de 40 minutos. Vai mexendo tempo a tempo, e prova as ervilhas. Se ainda não estiverem tenras, mantém ao lume mais um pouco.

Agora junta os ovos. Controla os meninos para que fiquem ao teu gosto: com a gema mole ou solidificada. Eu gosto da gema solidificada o que demora uns 7 minutos,  e de moer um bocadinho de pimenta preta em cima. Polvilha com a salsa picada, et voilá!


Post scriptum: Isto com arroz branco fica um mimo, além de fazer render mais o prato. A entremeada não é indispensável, mas faz com que o prato fique com mais "substância", e como a ideia neste dia era alimentar perto de uma corporação de bombeiros, foi uma boa opção. Substituir a entremeada por pedaços pequenos de entrecosto também resulta muito bem, e se gostarem de roer ossos como esta menina, não se vão arrepender. Eu sugiro que experimentem os vários modus operandi: qualquer desculpa para comer ervilhas, é uma boa desculpa para comer ervilhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário