quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Sim, há vida para além dos ovos estrelados com salsichas...



A recém adolescente cá de casa, Maria Achocolatada, ao ver Ervilha Maria e Zé do Polvo a dar beijinhos no corredor cá de casa. E estamos a falar de beijinhos inocentes, não estamos a falar de remoinhos de língua com vigor suficiente para emulsionar uma maionese. E deixem-me salientar que as mãos dos dois envolvidos estavam romanticamente entrelaçadas, nada de mãos a amassar glúteos como se de um pão de Mafra se tratasse.

Deparando-se com esta inocente e fofinha cena,  Maria Achocolatada apontou para a porta do nosso quarto, e com um sorriso de delicioso escárnio disse-nos do alto dos seus treze anos: "Get a room!" E fugiu a rir, cheia de satisfação com a graçola.  E deixou-nos com cara de panela de pressão durante três segundos, a que se seguiram umas genuínas gargalhadas.

E perguntam vocês: "O que é que isto tem a ver com a tortilha?" Nada! Apeteceu-me partilhar este momento convosco. Gostaram? Ainda bem, quero fregueses felizes. E agora sim vou fazer uma ligação. Preparados? Esta tortilha costuma fazer a plateia cá de casa feliz. E faz marmitas felizes. Sim, Ervilha Maria é responsável pelo catering de marmita de petizes e esposo. E esta é uma das soluções recorrentes, com a vantagem de se comer à temperatura ambiente e até dispensar talheres, com uma certa dose de jeito. Eis a prescrição:


Tortilha "Crowd Pleaser"

Tempo de Preparação: Tipo lusco-fusco

Despensa:

2 colheres de sopa de margarina
½ cebola picadinha
10 salsichas pequenas para churrasco, cortadas às rodelas
½ pacote de batata palha (aprox.100 g)
6 ovos batidos
6 colheres de sopa de leite
Sal e pimenta preta moída na altura
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de coentros picados

A parte divertida:
           
Derrete uma colher de margarina numa frigideira anti aderente grande. Faz escorregar a margarina derretida pelo fundo, e pelos lados da dita. Salteia a cebola, e assim que estiver dourada, reserva.

Volta a “lambuzar” a frigideira com a colher de margarina que sobra. Cobre o fundo da frigideira com as rodelas de salsicha, e deixa ganhar cor em lume brando (3-5min).

Bate os ovos com o leite, as ervas, o sal e a pimenta. Cobre agora as salsichas com a cebola, depois com a batata palha. Por fim cobre tudo uniformemente com os ovos.


Tapa e deixa cozinhar em lume brando cinco minutos. Agora a parte emocionante: com a frigideira tapada, vira-la ao contrário, com cuidado mas sem medo. Deita agora de novo na frigideira para cozinhar a parte de cima, basta dois minutos, et voilá!


Post scriptum: Podem trocar a batata palha por excedente de batata cozida que ande à solta no vosso frigorífico. Podem substituir salsicha, por frango desfiado, bacon, chouriço... Já perceberam a ideia. Aposentos de Ervilha Maria são Terra de Liberdade! Experimentai e desbravai!

Sem comentários:

Enviar um comentário