sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Como alimentar 45 pessoas sem me entupir de ansiolíticos, parte IV




Aviso à navegação: esta receita faz parte do especial "Como alimentar 45 pessoas sem me entupir de ansiolíticos", a.k.a. aniversário de Ervilha Maria. De facto, tudo foi confeccionado para alimentar esta multidão, mas as receitas (com excepção das sobremesas) estão quantificadas para os 4 do costume: Ervilha Maria, Zé do Polvo, Maria Achocolatada e Bróculo Júnior. No final da epopeia, farei um resumo da matéria dada, e falaremos das quantidades usadas para os magníficos 45. Boa viagem!

Por amor da Santa, por tudo quanto é mais sagrado, pelos deuses dos tachos (sim Jamie e Nigella, é convosco, e não, não vos estou a invocar em vão) não me sirvam salsichas cocktail como entrada. Directamente do frasco para o prato, é a coisa mais deprimente do mundo, a seguir a um livro da Margarida Rebelo Pinto no Top da Fnac. Os únicos seres que as apreciam são crianças que têm como termo de comparação leite, papas e sopa sem sal. 

Quando cozinho para muita gente, gosto de ter uma entrada com carne, uma com peixe e uma vegetariana. E as salsichas são de facto uma boa solução, "in the meat department". Mas não nos fiquemos pelo "óbio", fregueses. E esta receita tem menos linhas que as instruções do pacote de esparguete. Portanto, sim demora um bocadinho mais que abrir um frasco. E então? Jamie Oliver dixit e eu assino por baixo:  "Life's too short to eat crap"- !

Estas salsichas são um petisco simples, rápido, barato e que voa do prato em menos de nada. Na fotografia, podemos apreciar Zé do Polvo no seu habitat natural, prestes a devorar duas rodelas de uma só vez, numa atitude claramente altruísta em prol de uma boa fotografia... Not! Eis a prescrição:

Pitéu de Salsicha

Tempo de preparação: Tipo lusco-fusco

Despensa:

1 colher de sopa de margarina
10 salsichas, cortadas às rodelas (das que se compram em vácuo)
1/2 colher de chá de oregãos
1 colher de sopa de mostarda Dijon (podeis usar a tradicional)
Pimenta preta acabada de moer
Sumo de limão (quantidade ao gosto do freguês)

A parte divertida:

Derrete a margarina numa frigideira anti aderente. Salteia as salsichas em lume alto durante 3-4 minutos. Junta os oregãos, a mostarda e pimenta, mexe, baixa o lume, tapa, e deixa cozinhar em lume brando durante 5 minutos. Rega com limão a gosto (para mim um quarto de limão, faz a festa). Et voilá!


Post scriptum: Embora estas salsichas sejam aqui apresentadas como entrada, acompanhadas por um ovo estrelado sorridente e com estas batatas, dão um belo prato principal. Sim,  são salsichas com ovo e batatas, mas numa versão 20.13 Ervilhe Marie style. Experimentem!



Sem comentários:

Enviar um comentário