quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Crónica dos Bons Brócolos



Há coisas das quais se aprende a gostar. E outras que nos provocam um inabalável desprezo que sabemos que vai durar toda uma eternidade. Por exemplo:

1- Margarida Rebelo Pinto
2-...

Na verdade, não era minha intenção fazer uma lista. Sim, estou a aproveitar a onda, descaradamente. Aparentemente, ao contrário desta que vos fala, só agora o mundo descobriu que a Madame-coleccionadora-de-clichés-de-gajas-e-que-é-rebelde-porque-escreve-palavrões tem tanto de bom para partilhar como uma ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais, para os mais distraídos). Com a diferença que a ETAR tem utilidade, e a Margarida é só um poço de m... Desculpem, entusiasmei-me.

E agora que Ervilha Maria já destilou a sua dose diária de fel, vamos a coisas boas, daquelas que aprendemos a gostar. Mormente e nomeadamente brócolos. Eu não gostava de brócolos, e não me lembro de quando comecei a gostar. E hoje em dia, a minha relação com os brócolos está muito próxima da obsessão.

Da minha confraria "O bróculo é a melhor invenção depois da roda" fazem parte Bróculo Júnior (quem diria, hã? aposto que não estavam nada à espera), e a sobrinha mais gata do mundo Miss Moranga. A Maria Achocolatada acabou por ceder à pressão, mas não é a mais convicta das brocólicas. Zé do Polvo, senhor cá de casa, continua a dizer que não percebe o encanto. Herege...

Mas esta massa reúne consenso. Massa, azeite, alho, brócolos, parmesão ralado aos montes... Felicidade em tempo recorde, até para cépticos do bróculo! E faz-se assim:

Macarrão com Brócolos

Tempo de Preparação: Tipo lusco-fusco

Despensa:
250 g de macarrão riscado
500 g de brócolos separados em raminhos
4 dentes de alho às rodelas
Azeite
Sal e pimenta preta moída na altura q.b.
Queijo parmesão para ralar no momento q.b.

A parte divertida:
Coze o macarrão al dente, apenas com sal e um fio de azeite. Escorre, mas reserva 1 dl de água da cozedura.Escalda os brócolos cinco minutos, em água a ferver com sal.

Leva uma frigideira ao lume com o fundo coberto de azeite de forma generosa, e frita os alhos. Assim que começar a ganhar cor, junto a massa e os brócolos, mexe doucement, e junta a água da cozedura que guardaste.

Termina com um dilúvio generoso de queijo ralado, um pouco de pimenta moída, um fio de azeite, et voilá!     


Post Scriptum: O melhor marido do mundo ofereceu à Ervilha Maria o último livro do Jamie Oliver. Estou convencida que com isto Zé do Polvo tinha dois objectivos: fazer Ervilhe Marie feliz e  provar que não tem ciúmes. Concretizou gloriosamente o primeiro, falhou miseravelmente o segundo.  Fica, desde já, garantido que vou partilhar muitas das receitas, depois de testadas e adaptadas to Pea Style.

Sem comentários:

Enviar um comentário