terça-feira, 12 de novembro de 2013

Do entrecosto e outros demónios...


O nome do meu mai' novo, Bróculo Júnior, poderá eventualmente tê-los induzidos em erro. Se assim for, estou aqui para repor a verdade. Bróculo Júnior não é vegetariano, Bróculo Júnior não se sustenta só a verduras. Embora o pequeno prefira um prato cheio de salada a um saco de gomas (o que o torna mais próximo do E.T., do que do miúdo que conduzia a bicicleta, em termos estatísticos), nem só da horta vive o Bróculo.

Mormente e nomeadamente, Bróculo Júnior vive muito para o entrecosto. Para a gaitada, para o piano, para o teclado. Vocês sabem do que eu estou a falar... Quem quer vez o petiz feliz e contente, é vê-lo a fazer uma arranha-céus de ossos, no prato. E deixa-os tão bem roídos, que devem ficar com quase tão pouca carne à volta dos ossos como algumas celebridades photoshopadas. Quase...

Este prato é feito com o chamado entrecosto de corte italiano. Isto é, muita carninha à volta do osso, ao contrário da típica gaitada (a.k.a. teclado ou piano). Esta receita pode ser utilizada para a gaitada, bastando para tal reduzir o tempo no forno. 

Se puderem temperar o entrecosto com antecedência, melhor ainda. Eu gosto de tratar de tudo na noite antes, e no dia seguinte é só levar ao forno, tipo sexo tântrico. Este entrecosto deve ser acompanhada por um belo tinto alentejano e um babete. E faz-se assim:

Entrecosto de lamber os dedos

Tempo de preparação: Isto é coisa para demorar

Despensa:

Azeite
2 cebolas cortadas em meias luas
1 peça de entrecosto
1 colher de sopa de massa pimentão
Dentes de alho laminados e folhas de louro
Sal e pimenta preta acabada de moer q.b.
Molho inglês
30 cl de vinho branco

A parte divertida:

Pega num tabuleiro, cobre o fundo com azeite, e com as cebolas de seguida. Liga o forno a 210º.

Agora vamos tratar do SPA do entrecosto: massaja com a massa pimentão dos dois lados e coloca-o em cima das cebolas com os cortes na carne virados para cima. Coloca lâminas e pedaços de folha de louro entre cada corte (mais ou menos 2 em cada corte).

Tempera com sal e pimenta (sal sem exageros, que a massa pimentão é salgada) e umas gotas de molho inglês. Rega com metade do vinho e cobre com um fio de azeite generoso, e forno com ele, aproximadamente 70 minutos. Durante este tempo, deves ir regando o entrecosto com umas colheradas do molho, e e acrescentar o resto do vinho a meio caminho, ou se começar a secar. 

Findo o tempo, retira o entrecosto para uma travessa e deixa repousar 10 minutos. A seguir cubram com o molho e as cebolas, et voilá!


Post scriptum: Sei que isto é um foodie cliché, mas os melhores produtos fazem os melhores pratos. E não tenha dúvida que uma boa massa pimentão artesanal, das que sem vendem a peso, e que se encontram nos bons talhos e nas boas mercearias, faz toda a diferença. A minha dealer é a minha mercearia de eleição, que de bónus, tem a dona mais simpática do Mundo: A Loja da Amélia. 



Sem comentários:

Enviar um comentário