segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Como alimentar 45 pessoas sem me entupir de ansiolíticos, parte V




Aviso à navegação: esta receita faz parte do especial "Como alimentar 45 pessoas sem me entupir de ansiolíticos", a.k.a. aniversário de Ervilha Maria. De facto, tudo foi confeccionado para alimentar esta multidão, mas as receitas (com excepção das sobremesas) estão quantificadas para os 4 do costume: Ervilha Maria, Zé do Polvo, Maria Achocolatada e Bróculo Júnior. No final da epopeia, farei um resumo da matéria dada, e falaremos das quantidades usadas para os magníficos 45. Boa viagem!

Os filhos mai' lindos do Mundo (os de Ervilhe Marie, óbio!), quando eram mais piquenos, cantarolavam uma música que era assim "Ó seu gato lambareiro, tira a mão do açucareiro!". Ervilha Maria não é gata lambareira, no que ao açucareiro diz respeito. Deixa-se tentar mais pelos salgados, sem dúvida. Prefere uma tigela de migas (sobejamente comprovado aqui e aqui) a uma tigela de mousse de chocolate. Mas há doces e doces, e os cheesecakes são tentações que apelam à Eva que há em mim.

Este cheesecake foi protagonizado mais uma vez pela sogra do meu coração, Sô Dona Mousse. Assim, no meu aniversário não só houve Cheesecake D' A Sogra (disponível para consulta aqui), como houve este Cheesecake que suspira... E o que é que me pode fazer Ervilha Maria mais feliz que um cheesecake? Dois cheesecakes, pois está claro! É facto: a minha sogra vale um balúrdio!

E o que acharam os 45 restantes convivas desta delícia? Concordaram em género e número com esta minha apreciação. O que é que sobrou deste pecado de manga e suspiro perguntam vocês ingenuamente? O prato. E mesmo assim, fiquei com a ideia que foi lambido por alguém. E faz-se assim:

Cheesecake que suspira...

Tempo de preparação: Isto é coisa para demorar

Despensa:

250 g de bolacha maria
200 g de queijo creme
200 g de açúcar
150 g de manteiga
90 g de suspiro
1 manga grande cortada em cubinhos
2 iogurtes de manga (sem pedaços)
2 dl de natas
6 folhas de gelatina

A parte divertida:

Tritura as bolachas e deita numa tigela. Derrete a manteiga, junta à tigela e mistura bem. Deita numa forma de fundo amovível, pressiona bem para que o fundo fique bem forrado, e nivelado, e leva ao frio.

Agora bate o queijo creme com o açúcar, numa tigela. Quando estiver bem envolvido, junta os iogurtes e mexe bem novamente. Demolha as folhas de gelatina, em água fria durante 3 minutos (têm de ficar submersas). A seguir escorre as folhas, e leva-as a derreter em banho-maria, mexendo sempre. Não deve demorar mais de 3-4 minutos. Quando estiver derretida (já fora do lume), junta-lhe uma colher do preparado de queijo e mistura bem. A seguir, devolve-o ao resto do preparado e envolve tudo muito bem. Noutra tigela, bate as natas em chantilly, e de seguida envolva na mistura do queijo.

Parte os suspiros em bocadinhos (deixa 5 inteiros para decorar). Deita metade dos suspiros em cima da base de bolacha que preparaste, metade da manga por cima, e depois a mistura de queijo. Leva ao frio, pelo menos, 3-4 horas. 

Desenforma o cheesecake, com jeitinho. Tritura o resto da manga com a varinha mágica, e deita em cima do cheesecake. Para terminar, polvilha com o resto dos suspiros, coloca os inteiros como te aprouver, et voilá!

Post scriptum: Ó prá Maria Achocolatada ali a espreitar por cima da lambarice! Nunca é demais agradecer ao talentosíssimo Feijão António. Pelas lindas fotos, que não só fazem jus às receitas, como por vezes as fazem parecer ainda mais apetitosas do que são. Ah, e por ser meu amigo e por me aturar! Tenho dito!



Sem comentários:

Enviar um comentário