domingo, 16 de março de 2014

'Cause i will always love noodles...




APÓS DIVÓRCIO CONTURBADO, MULHER CASA-SE COM CÃO



A TVI devia andar com a ciumeira, porque a Ervilha Maria agora só quer saber da CMTV, só fala da CMTV, é CMTV para lá, CMTV para cá... E vai daí atira-me com esta notícia para o colo, para provar que ainda há chama entre nós. Esta esmeralda do insólito, relatada no site da TVI, dá conta de uma britânica desconsolada com o amor, que após um divórcio que lhe fustigou o coração, decide casar com a sua cadela.

Sim, leram bem. Com uma cadela. Não no sentido alcoólatra do termo, não contraiu matrimónio com uma garrafa de vodka, situação relativamente vulgar em momentos de dor de corno. Se bem que dado o exposto, cheira-me que a Sô Dona Amanda Rodgers  é amiga da pinga. Esta querida casou-se com um canídeo do sexo feminino de seu nome Sheba, que está na sua vida há anos e passo a citar "faz-me rir e conforta-me quando me sinto em baixo. Não posso desejar nada mais de uma companheira para a vida». E agora pergunto eu: será que não rolava já um clima entre Amanda e Sheba antes do divórcio? Não terá o agora ex descoberto o adultério, e não terá sido esse o verdadeiro motivo do desquite? São estas questões que se impõem. Acho que merecia uma Grande Reportagem TVI, daquelas carregadinhas de jornalismo de investigação. Ou um guião para uma novela. Fica a ideia.

E depois desta bonita história de bestialidade, temos um bestial prato para hoje (muita bem esta ligação, muita forte). Os noodles têm um lugar bem vincado no seio do clã Ervilha. Os meus filhos simplesmente adoram, eu não fico nada atrás, de maneiras que é presença assídua na nossa mesa. Garantidamente esta é só a primeira de várias aparições, daquilo a que eu chamo carinhosamente "Esparguete do Xenês", nesta xafarica. Este faz-se assim:

Esparguete do Xenês com peito de frango e cenas verdes

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

1 peito de frango, grande, cortado em cubos
Gengibre em pó, sal e pimenta preta q.b. 
Óleo de amendoim (duas colheres de sopa, mais coisa menos coisa)
1 pedaço de gengibre descascado e ralado (do tamanho da cabeça do polegar, mais coisa menos coisa)
2 alhos ralados
1 cebolas às meias luas fininhas
4 colheres de sopa de molho de soja
1 punhado de raminhos de bróculos cozidos, al dente
1 dúzia de ervilhas tortas
200 g de noodles
Sementes de sésamo

A parte divertida:

Tempera o frango com o gengibre em pó, o sal (sem exageros, que o molho de soja é salgadinho) e a pimenta. Reserva. 

Leva uma wok ao lume, com o fundo coberto com o óleo de amendoim, o gengibre ralado, os alhos ralados e a cebola. Vai mexendo até a cebola estar translúcida. Como por magia, a tua cozinha vai ficar com cheiro de pecado culinário do Oriente, juro! 

Junta o frango e salteia bem até estar coradinho (3-4 minutos), mexendo sempre. Junta os brócolos, as ervilhas tortas e duas colheres de sopa de molho de soja. Deixa cozinhar em lume brando cerca de 10 minutos, mexendo com frequência.

Coze os noodles conforme as instruções da marca (por norma passa por colocar a massa numa tigela, cobrir com água a ferver, deixar 4-5 minutos, mexer com um garfo e escorrer).

Junta os noodles à wok, e as restantes duas colheres de molho de soja. Mistura bem, e deixa 3 minutos ao lume para a massa apanhar o gostinho da coisa. Salpica com sementes de sésamo, et voilá!

Post scriptum: Podem usar outros legumes, outra proteína, ir pela via vegetariana, os noodles são um receptáculo perfeito para quase tudo, uma Maria vai com as outras de vos deixar com os olhos em bico! É impossível não usar esta expressão numa receita de inspiração chinesa. As minhas desculpas pela piada fácil. Prometo não repetir nos próximos receituários de noodles. Prometo tentar, vá. E para grand, finale, deixo-vos com um bonito vídeo sobre o amor aos noodles, aqui.




Sem comentários:

Enviar um comentário