terça-feira, 18 de março de 2014

Conserva-te assim que está bom!




Estou com alguma dificuldade em concentrar-me. Tenho um vizinho que é cantor/músico e está há TRÊS QUARTOS DE HORA a cantar o Fly me to the moon. Não me interpretem mal: a cantiga é lindona, o rapaz não é o Frank Sinatra, mas tem uma bonita voz... Mas esta porra em loop está a modos que a deixar-me a pontos de dizimar uma aldeia de dimensão média. 

Bem, calou-se por momentos, deixa-me aproveitar. Agora como já queimei umas quantas linhas a falar do rouxinol do lado, vou ter que ser sucinta. Sabem o avião que se evaporou há mais de uma semana? Que não há radar, satélite, CIA, Interpol, o raio que a parta que encontre? A Courtney Love encontrou-o (notícia aqui, obrigada ao Correio da Manhã mais uma vez, por trazer sol e vergonha alheia à minha vida). Numa fotografia. Na net. Anda meio mundo à procura, quando bastava procurar no Google. E dar no cavalo. E juntar uns comprimidos. E meia dúzia de garrafas de vodka, provavelmente. Simples. 

Também simples (estou cada vez melhor nestas ligações, até 'tou toda arrepiada), é esta receita. Abrir umas latas, agitar um frasco e pouco mais. A preço de saldo, praticamente sem fazer nada, rápida, rapidíssima. E boa, boa, boa... E faz-se assim:


A Sardinha manda o Ovo à Fava

Tempo de preparação: Tipo Lusco-fusco

Despensa:

1 lata de favas baby (que fofo!)  com 265 g
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre de cidra
1/2 alho ralado
1 colher de sopa de salsa picada finamente
Sal e pimenta preta moída q.b.
1 lata de sardinha em tomate
1 ovo cozido cortado em quartos
Folhinhas de salsa para decorar
Pão torrado

A parte divertida:

Escorre bem as favas, e deita-as numa taça. Faz o tempero misturando o azeite, o vinagre, o alho, a salsa, o sal e a pimenta. Eu uso o truque do indispensável Jamie Oliver: coloco os ingredientes num frasco, coloco a tampa, e agito como se de um shaker se tratasse. Já agora, Jamie, se me estás a ouvir, tens aqui uma amiga para a vida! Adiante...

Rega as favas baby (mesmo fofo!) com o vinagrete (guardando um colher de sopa para depois), e mistura delicadamente para não esmagar as babies (tão, tão fofo!). Deita as favas na travessa onde vais servir. 

Escorre as sardinhas. Abre-as ao meio ( eu faço isto à manita, mas é como quiserem) tira a espinha do meio, e o máximo de pele possível, e desfaz em lombos. Pode parecer mariquice, mas fica mais agradável assim, e eu sou a favor das coisas agradáveis.  Dispõe os pedaços de ovo cozido e os lombos da sardinha em cima das favas. Rega com a colher de molho que reservaste, decora com umas folhinhas de salsa, junta o pão torrado, et voilá!

Post Scriptum: Esta beleza enlatada pode servir de entrada ou como refeição frugal, que é como quem diz, uma refeição levezinha mas gostosa. Esta quantidade é uma boa entrada para 4/6 pessoas, ou uma refeição a 2, com um vinho verde geladinho... Seja como for, é bom, bom, bom! Juro!




4 comentários:

  1. Respostas
    1. Ora ainda bem! Um beijinho para a freguesa e para o pai, que hoje é dia!

      Eliminar
  2. Nem é preciso tirar a espinha. Eu compro os filetes de sardinha sem pele nem espinhas da marca pingo doce (não que goste de fazer publicidade, mas pronto...) nas variedades com tomate ou em azeite. É só abrir a lata e consumir.
    Adorei esta sugestão. Como estamos no tempo da fava já sei o que trazer na marmita :)
    Parabéns pelo blog e obrigada pela partilha de receitas
    Conceição

    ResponderEliminar