terça-feira, 11 de março de 2014

Sai uma 'fana prá mesa do canto, ó faxavôr!




Em primeiro lugar, fregueses, há que comemorar efusivamente a efeméride do dia: a CMTV faz um ano hoje! PARABÉNS!!! Há um ano que este canal me presenteia com maratonas de humor de desconforto e pazadas de vergonha alheia. E se isto não é coisa para festejar, então não sei o que é.

Em segundo lugar, gostaria de partilhar convosco o seguinte título "Vídeo de tirar "selfies" pode provocar problemas mentais". Ora eu tenho para mim, que isto é assim tipo pescada, que antes de ser já o era. Parece-me que quem se dedica à actividade de tirar fotografias a si própria num lugar tão alegre e animador com uma casa de banho, deve ter uma rachadela no parietal, que está a provocar humidade no miolo. Aqui há atrasado, saí de uma casa de banho de uns restaurante e deparei-me com duas criaturas do sexo feminino de aproximadamente 20 anos, ao espelho, e diz uma para a outra "Estamos tão giras, vamos tirar uma pick!" Juro que estive a pontos de lhes dizer " Se quiserem eu tiro-vos a foto. Mas fazem questão que seja aqui? É que o cenário não é magnífico, e cheira um bocado esgoto, porque estamos numa casa de banho pública, PORRA!" Mas achei melhor não dizer nada, até porque me parece que não iam perceber a ironia, nem que lhes caísse em cima em forma de bigorna.

Em terceiro lugar, hoje trago-vos uma comidinha simples, tradicional, rápida, económica, muito do agrado do clã cá de casa. O que é que se pode pedir mais? É claro que se pode pedir imensa coisa, era uma pergunta retórica, fregueses. O segredo destas bifanas, 'fanas para os amigos, é tempero em barda: alho em barda, louro em brado, massa pimentão em barda, tudo em barda! De outra maneira não tem graça nenhuma. Se tiverem petisco em casa, podem perfeitamente fazê-las com antecedência, e no momento é só aquecer. Junta-se-lhe umas jolas, e o belo do pão saloio, e não há quem não se alambaze. E faz-se assim:

'Fanas da Ervilha Maria

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

10 febras fininhas
Sal e pimenta preta moída q.b.
50 g de margarina
3 colheres de sopa de óleo
4 dentes de alho laminados
2 folhas de louro aos pedaços
1 colher de sopa generosa de massa pimentão
1 malagueta
10 cl de cerveja

A parte divertida:

Tempera as febras com sal e pimenta (sem abuso no sal, que a massa pimentão é salgada). Leva uma frigideira anti aderente ao lume forte, com a margarina e o óleo, . Quando a margarina estiver derretida, junta os alhos, o louro, a massa pimentão e a malagueta, e mexe. 

Quando o alho começar a estalar, e a frigideira estiver bem quente, junta as febras. Deixa-as apanhar cor e vira. Assim que as febras estiverem douradas de um lado e outro, junta a cerveja, baixa o lume, tapa, e deixa cozinhar cerca de 15 minutos. Et voilá!

Post scriptum: 'Fana no pão, 'fana no prato, comam a 'fana como vos aprouver. Eu junto sempre mostarda e pickles dos meus (receita aqui). Se não for no pão, a malta cá de casa gosto muito de acompanhar com as minhas batatas assadas (receita aqui), e uma típica salada mista. Fica a ideia!




5 comentários:

  1. São parecidas com as fêveras cá do Norte, e têm uma leve semelhança às bifanas eheheh. adoooooro bifanas, bem picantinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como se come bem no Norte, freguesa pipinha. Que saudades de uma francesinha, de uns rojões, de um arroz de sarrabulho... Já me estou a salivar :). Um beijinho da Ervilha e se ainda não pões o like no Facebook, faça favor, carago! https://www.facebook.com/ervilhemarie

      Eliminar
    2. Já pus claro. E adoro a tua chafarica. E é verdade aqui come-se muito bem, por isso está tão dificil emagrecer :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Simples e eficaz a bela da 'Fana, não é? Beijinhos para a freguesa!

      Eliminar