sexta-feira, 21 de março de 2014

Veggie Alert!!!



Ontem fui comprar legumes. E perguntam vocês "O que é que nós temos a ver com isso?" Nada. E intervêm vocês novamente "E que raio de interesse é que isso tem?" Absolutamente nenhum. Portanto, é o do costume. E vocês hoje também estão muito críticos, pá!

Como ia dizendo, ontem fui em busca de coisas boas para rechear a minha gaveta de legumes e vegetais frondosos, gaveta essa que estava quase tão deprimente como o comunicado do Presidente da República. Feitas as compras (num sítio do melhor sobre o qual falarei um dia destes), pus-me a olhar para as beldades adquiridas e a magicar o que fazer com elas. E decidi partilhar convosco algumas das cenas giras que faço com legumes, sem ser malabarismo. Coisas tão simples, que nem chegam bem a ser receitas. Dicas, talvez. Conselhos... Whatever!



Esta é fácil. É mergulhá-lo, sem vergonha ou pudor de espécie alguma, em maionese caseira. Sem dó, nem piedade. "Ah e tal, não sei fazer maionese." Não tema, freguês/a incauto/a, olha a receita aqui. É só lavar o aipo e cortá-lo aos palito.Mai' nada!



Descasca as cenouras, corta em rodelas finas, e coze-as só com uma pitada de sal. Escorre, e tempera com azeite, vinagre de sidra, sal, pimenta preta e oregãos. É um acompanhamento estonteante (palavras de Bróculo Júnior).



Tomate às meias luas, sal grosso, fio de azeite, vinagre de vinho tinto, e oregãos. Sim, outra vez oregãos. Sim, eu não me farto de oregãos. Ah, e garantam a presença de pão saloio perto desta salada. Por favor.



Grelhador? Check. Fio de azeite no grelhador? Check. Cogumelos de Paris cortados ao meio com uma pitada de sal e pimenta na grelha. Salsa picada em cima? Check. Felicidade? Check!



Porque o churrasco não se faz só de febras, fazei umas brasas para estes espargos. Cubram os espargos com um fio de azeite, temperem com sal e pimenta e levem à brasa. Ando obcecada por isto, e desafio-vos a não ficarem obcecados também.



Divide a couve flor em raminhos. Coze-a em água a ferver, com uma pitada de sal, durante 10 minutos. Dispõe num pirex, cobre com molho béchamel (o da Parmalat é bem bom), e depois com pão ralado. Leva a gratinar 10 minutos, em forno quente, a 200º.

Post Scriptum: Com excepção da couve flor, eu faço estas receitas não só como acompanhamento, mas também como entrada, como petisco. Não reneguem antes de experimentar, façam esse favor por vocês mesmo, fregueses!


Sem comentários:

Enviar um comentário