quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Leguminosas unidas, Jamais serão vencidas!



ALERTA: ESTE POST CONTÉM UMA RECEITA QUE PODE PROMOVER PIADAS FÁCEIS, E UM PIROPO DE DIGESTÃO DIFÍCIL



Sim, tem feijão. E feijão tem tendência para promover a ocorrência de traques (gosto de usar a palavra "traque", porque me faz sentir retro). Agora que afastámos o elefante gasoso da sala, passemos ao que interessa.

Um arroz malandrinho com feijãozinho e coentrinho é a proposta que vos trago. Quando uso a expressão arroz malandrinho, imagino um pacote de arroz vestido à gajo de Alfama com um palito no canto da boca e a mandar bitaites às "garinas". Do género "Contigo era até encontrar petróleo!". 

Agora que já vos deixei suficientemente assustados com a minha cabeça doente, passemos ao receituário. E faz-se assim:

Arroz de Feijão da Ervilha #leguminosasunidas

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa: Azeite, 1 cebola picadinha, 3 dentes de alhos laminados, 1 folha de louro, 1 punhado de coentros picados, 1 lata pequena de feijão branco, 2 tomates maduros picados, 1 golo de vinho branco, 300 g de arroz agulha, sal e pimenta q.b., água no dobro da quantidade do arroz, coentros para polvilhar

A parte divertida: Cobre o fundo de um tacho com um fio de azeite. Refoga a cebola e o alho, com os coentros e a folha de louro. Quando a cebola começar a ficar transparente, junta o feijão, o tomate, o vinho, tempera com sal e pimenta, mexe, baixa o lume, tapa e deixa a apurar durante 10 minutos. Agora, junta o arroz, mexe e deixa fritar 2/3 minutos. Junta a água, corrige os temperos, tapa e deixa cozinhar uns 12 minutos. Serve imediatamente polvilhado com o belo do coentro.

Acompanha lindamente com os maravilhosos rissóis de atum da minha sogra, que habitam assiduamente o meu congelador (que ela nunca se arrependa!). E isso, eu não posso partilhar. A receita dos rissóis, quero eu dizer, porque nunca a experimentei. A sogra. não partilho porque não quero. É só minha!


Sem comentários:

Enviar um comentário