quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Porque ontem foi Dia Mundial da Massa, mas faz de conta que é hoje, sim?

4


ALERTA: ESTE POST INCLUÍ UMA RECEITA COM VERNÁCULO E UM FEITO NUNCA ANTES VISTO

Eu não gosto de correr. E se lhe chamarem running, não melhora. E também não gosto de nadar, até porque não sei. E andar de bicicleta com o corpo coberto de lycra, tipo contorcionista do Cardinali, também não me agrada. "E então caminhadas, Ervilha?" Caminhadas, gosto. Adorei caminhar em Paris, Londres, Barcelona, Roma, Budapeste (isto foi só para me armar ao pingarelho)... Agora, afastar-me três quilómetros de casa e depois chegar ao fim e voltar para trás? Não é a minha ideia de diversão. "Ó Ervilha, tu és é uma valente calona!" Nalguns aspectos, sou forçada a concordar. Mas não neste. Exercício físico para mim é uma aula com música aos berros e comigo aos pulos. E no final, em termos de transpiração e cor, devo assemelhar-me a uma lagosta suada. Isso, sim. Mas o tetris necessários para encaixar o horário dele, dos miúdos, o meu e ainda o dos ginásios é extenuante. De maneiras que, graças ao maravilhoso mundo novo da Internet, sucedem na minha sala aulas de aeróbica, zumba e afins. Tudo isto para vos dizer o quê? Acreditem se quiserem, mas é a mais pura das verdades. Que me caia já um candelabro da Joana Vasconcelos em cima, se estou a aldrabar. Eu, Ervilha Maria, confeccionei esta receita, enquanto fazia uma aula de body combat. Entre uppercuts, jabs, kicks e afins escorri massa, misturei legumes e fiz o meu molho Senhor Alfredo. Se isto, não vos impressiona... Experimentem fazer a receita e depois contem-me. Para terminar, que a conversa já vai longa, esta receita é inspirada no italiano molho Alfredo para massas. 
A versão original é gostosa, sim, mas bem mais pesada. E digam lá que o nome da minha não é muito melhor? E faz-se assim:

Um Fettuccine que é um P#&tedo, Senhor Alfredo!

Tempo de Preparação: Comme si, comme ça

Despensa: 2 peitos de frango cortados aos pedacinhos, sal, alho em pó e pimenta preta q.b., azeite, 3 dentes de alho laminados, 2 ramos de brócolos em florettes, 100 g de cogumelos de Paris laminados, 100 g de cogumelos marron laminados, 300 g de fettuccine, 1 dl da água da cozedura massa, 1 dl de natas, 1 dl de leite, 2 col. de sopa cheias de parmesão ralado, mais parmesão para ralar por cima a gosto

A parte divertida: Tempera o frango com sal, alho em pó e pimenta. Leva um tacho com um fio de azeite ao lume, junta os alhos, o frango e cozinha em lume médio, cerca de 10 minutos. Coze os brócolos al dente (5 min) em água a ferver temperada com sal, escorre e reserva. Agora coze a massa em água a ferver, só com sal e um fio de azeite, al dente, de acordo com as instruções do pacote. Junta os cogumelos ao frango e salteia mais 5 minutos. Escorre a massa, reservando 1 dl da água de cozer. Agora, junta os brócolos e a massa e mexe bem. Por fim, junta a água que reservaste, as natas, o leite e o queijo, mexe e deixa ferver 3 minutos. Prova, junta mais uma pitada de sal e pimenta se necessário, et voilá!

Acompanha com um belo pedaço de parmesão e um ralador. E cada um faz nevar, em cima do fettuccine, a quantidade de queijo que lhe der na real gana. La vita è bella!


Sem comentários:

Enviar um comentário