segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Halloweenem-se praí à vontade!



ALERTA: ESTE POST CONTÉM UMA RECEITA COM UM NOME ESTRANGEIRO E UM MAU VÍCIO TÃO NACIONAL

Há lá coisa mais portuguesa do que "dizer mal"? O bota-baixismo é um desporto luso, no qual provavelmente nos sagraríamos campeões europeus com menos sangue, suor e lágrimas do que no futebol. E com o perdão da palavra, não é só onde mija o português que mijam logo dois ou três. Onde malha um português, malham logo dois ou três... mil. Reparem que hoje é Noite de Halloween e dá-me ideia que por cada post que reza "Sim, sim, o Halloween essa tradição portuguesa #sarcasmo", há um suricata bebé que comete Harakiri. A Noite das Bruxas não tem nada de nacional, não senhor, e eu confesso que não me tintila minimamente. Tanta abóbora futilmente assassinada, e que podia fazer tanta gente feliz numa bela sopa ou numas gulosas filhoses, é triste que é... Mas fora isso, que mal vem ao Mundo? É um facto: sucede os países absorverem costumes/tradições de outros países/culturas. Apetece-me gritar aos 4 ventos: é a globalização, porra! Trouxe-nos o sushi, o caril e o kebab. Mas também nos trouxe uma celebração um pouco palerma. So what? Eu cá acho o saldo positivo. Dito isto, relaxem, porque essa irritação toda faz-vos parecer um dos símbolos do Halloween, que tanto desprezam: umas refinadas cabeças de abóbora. Mas contrariamente às que servem de decoração neste dia, as vossas parecem muito pouco iluminadas. Iluminado é este delicioso frango (nada forçada esta ligação). E cheiroso, fregueses, tão cheiroso! Ervas e limão, um verdadeiro incenso culinário. E fácil, fácil. E faz-se assim:

This Chicken is Easy like Sunday Morning

Tempo de Preparação: Isto é coisa para demorar

Despensa: 1 1/2 col. de sopa rasa de tomilho, 1 col. de sopa de oregãos, 1/2 col. de sopa de alho em pó, sal e pimenta preta q.b., 75 ml de azeite, 1 limão em meias luas, 1 cebola em meias luas, 1 frango aberto ao meio, 100 ml de vinho branco


A parte divertida: Liga o forno a 210º. Mistura num copo o tomilho, os oregãos, o alho em pó, o sal, a pimenta e mistura. Junta o azeite, mexe e reserva. Espalha a cebola e o limão no fundo de um pirex. Coloca o frango em cima, com a pele virada para cima e esfrega o frango com metade da mistura do azeite com ervas. Vira o frango e espalha bem o resto da mistura. Leva o frango ao forno durante 30 minutos. Junta o vinho no pirex (de lado, não em cima do frango) e leva ao forno mais 20 minutos. Tira do forno, tapa com alumínio e deixa repousar 15 minutos antes de servir. Et voilá!

Acompanha que é uma alegria com a bela da batatinha assada, legumes salteados, salada... Na verdade, este frango é um fácil. Acompanha bem com tudo, desde que lhe queiram bem.


Sem comentários:

Enviar um comentário