quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Até provares isto, não podes dizer que viveste.




Fregueses: Mas afinal o que é que se passa aqui?
Ervilhe Marie: O que se passou foi isto, Ervilha Maria meets Artes Mágicas, que é como quem diz, os receituários desta que vos fala emparelhados com um mundo de coisas giras da minha crafty lady Madame Cogumela. Se não resistirem, o que é altamente provável, e quiserem uma réplica, ide aqui. Façam o bem merecido like, e cedam ao ímpeto consumista. Que se lixe, é Natal!

Aviso à navegação: Este post é a modos que mais a pensar naquelas/es que têm por objecto de desejo o sexo masculino. Quem preferir um prato diferente, substitui Johnny Depp por Scarlet Johansson e Zézé Camarinha por Linda Reis. 

E a sugestão Artes Mágicas de hoje é um Johnny Depp em versão pirata (e sim, eu já tinha a secreta convicção que este menino devia ser um belo pirata, antes do Jack Sparrow entrar pelas minhas retinas adentro) que faz as delícias dos meninos, e põe as mães a navegar na maionese. Não é preciso entrar em mais pormenores, pois não?

E por falar em navegar na maionese (esta ligação não foi nada forçada, pois não?), é esta a sugestão da Ervilha Maria de hoje. Podem achar que não é uma receita, porque ninguém come maionese à colher, com excepção do galês masturbador do Notting Hill. No entanto, é uma adição indispensável ao vosso repertório culinário, e depois disto a maionese de frasco vai saber-vos a... a... Já sei, a nada. Digamos que a maionese caseira está para a de frasco como o Johnny Depp está para o Zézé Camarinha. Agora cada um come o quer.

Em sandes, em saladas, para fazer patés, para mergulhar vegetais, camarões, panados, tempuras... O céu é o limite. Dá mais trabalho? Dá. Mas preferiam andar 10 quilómetros de joelhos para privar com o Depp ou levantarem-se do sofá para privar com o Camarinha? Fica a questão no ar. E faz-se assim:

Maionese à séria

Tempo de preparação: Tipo lusco-fusco

Despensa:

1 ovo grande
2 dl de óleo ou azeite (o primeiro sai mais barato, o segundo sai mais saudável, as duas versões são deliciosas)
0,5 dl de vinagre de sidra (eu prefiro, mas podem usar outro à vontade do freguês
Uma pitada de sal e pimenta
1 borrifo de mostarda
Umas gotas de molho inglês
1 pitada de alho em pó

A parte divertida:

Não tem ciência nenhuma: coloquem os ingredientes, pela ordem apresentada, no copo da varinha mágico, isto é, começando no ovo e acabando no alho em pó.

A parte importante: agora põe a varinha mágica dentro do copo, e bate a maionese na velocidade máxima, sem parar. Só podes parar quando estiver completamente emulsionada. Ou seja, varinha no fundo do copo, a mistela começa a transformar-se em maionese e a subir, e podes acompanhar o movimento para cima e para baixo, mas com o moinho da varinha sempre submerso. Prova, rectifica os temperos se for preciso, leva ao frio, et voilá!

Post scriptum: Guardada no frigorífico, bem tapada, esta luxúria emulsionada é coisa para se aguentar quinze dias. Juro! À mão de semear para transformar uma sandes de atum, num espectáculo de luz e cor! Por exemplo...






3 comentários:

  1. Não posso comer, buaaaaaahhhhh!!!!!!!!!!!!!!!!!! :(

    ResponderEliminar
  2. Desde que aprendi a fazer maionese dessa forma vou variando os ingredientes, os temperos... Uma maravilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um maravilhoso mundo novo,não é? Bem vinda ao estaminé, freguesa Catarina! Também ando aqui: https://www.facebook.com/ervilhemarie

      Eliminar