sábado, 28 de dezembro de 2013

Não é o que parece... So what?



ESPECIAL HOHOHO E AFINS: que é como quem diz hohoho da parte do Natal, e afins da parte do Revelhão, Dia de Reis, e tal e tal. Bem, agora que penso nisso, vocês provavelmente perceberam logo a ideia... Mas pronto, é isso. BOAS FESTAS, FREGUESES!!!

Não sou apologista de fazer da blogosfera um querido diário, no entanto acho que se impõe partilhar com os meus queridos fregueses coisas bonitas deste Natal, mormente e nomeadamente presentes que Ervilhe Marie recebeu. Presentes esses que tornarão este estaminé mais rico, no que à lambarice diz respeito:

- "500 bolos": edição recomendada pelo Chefe Silva, o mais fofinho dos chefes lusos;

- Robot de Cozinha da Kenwood: a modos que só lhe falta tirar bicas e passar a casa a pano. É todo um espectáculo de luz e cor a ralar, a moer, a amassar, e tantas outras coisas que só vou saber quando me render a ler o livro de instruções;

- Prazeres Divinos: by the one and only Nigella Lawson. A senhora é, de facto, uma Deusa das Panelas,  escandaleiras à parte. Estas virgens ofendidas já deviam conhecer a trilogia da Food Star: sex, drugs and deep frying.

- Workshop de sushi+ degustação na Orienta-te: Ervilha Maria encontra-se encantada da vida com esta oferta, entusiasmada com a possibilidade de aprender um sem número de coisas... E aterrada, pois com a destreza que tem com as facas, há  francas possibilidade de voltar sem um indicador, um anelar, ou mesmo um braçito. E tudo isto são coisas para me fazer falta.

Os meus enormes agradecimentos aos queridos que me ofereceram estes maravilhosos presentes. Também a todos os outros, que apenas por fugirem à temática do comer e do beber, não são para aqui chamados.  Ervilha Maria é um bocado tola, mas não é miúda ingrata.

E chega de falar de mim, e vamos aquilo que realmente interessa. Estas trufas de trufas só têm o aspecto (daí o nome ligeiramente tolo), porque não levam chocolate de espécie nenhuma no seu âmago. Mas isso não é coisa má, bem pelo contrário. Digamos que são umas bombinhas de bolo de bolacha. Digam lá que não soa bem? E faz-se assim:


Trufas Fajutas

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

1 pacote de bolacha maria (200 g mais coisa menos coisa)
100 g de açúcar
1 bica
50 ml de margarina líquida
1 ovo batido
Cacau em pó

A parte divertida:

Tritura a bolacha no robot de cozinha, até ficar em pó. Junta o açúcar, o café e a margarina, e bate 2  minutos. Agora junta o ovo. Bate bem até ficar homogéneo. Leva a mistura ao frigorífico durante 15 minutos.

Faz pequenas almôndegas com esta massa gostosa, e passa-as pelo cacau. Coloca-as nas forminhas de papel plissado, para dar sainete, se assim o entenderes. Leva ao frio até ser hora de "morfar", et voilá!

Post scriptum: Ervilha Maria tem a habilidade para trabalhos manuais de uma bota da tropa. De maneiras, que este embrulho não é mais que papel vegetal e uns toscos laçarotes. Quem quiser fazer coisas mais elaboradas tem a minha inteira aprovação, admiração e respeito. O papel vegetal é, no entanto, adequado para os manter em boas condições. Fica a dica!


Sem comentários:

Enviar um comentário