segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Outra vez frango? Outra vez bom!


Fregueses: Mas afinal o que é que se passa aqui?
Ervilhe Marie: O que se passou foi isto, Ervilha Maria meets Artes Mágicas, que é como quem diz, os receituários desta que vos fala emparelhados com um mundo de coisas giras da minha crafty lady Madame Cogumela. Se não resistirem, o que é altamente provável, e quiserem uma réplica, ide aqui. Façam o bem merecido like, e cedam ao ímpeto consumista. Que se lixe, é Natal!

Por falar em dinossauros, o que é feito da Lili Caneças? Diz que ia emigrar, à procura de uma oportunidade de carreira. Eu bem digo que falta um museu de cera em terras lusas. O que é que acontece? Perdem-se estes talentos para o o estrangeiro. É por estas e por outras que este país está como está.

E por falar em talento, mas agora a sério, digam lá que este dinossauro não é coisa para fazer qualquer petiz feliz, ou mesmo um graúdo com complexo de Peter Pan. E já agora, vivam os graúdos com complexo de Peter Pan! Se eu não gostar de mim, quem gostará... 

E o frango? O dinossauro gostou, nem os ossos ficaram. Pois que o bicho está extinto, mas não é parvo. Saboroso, alimonado, tenro e com a pele estaladiça, assim fica esta maravilha de asas. Sim, é uma versão do vulgo Frango à maricas. Mas para mim, maricas é cobarde, e este frango é valente de bom. E cobarde é quem é preconceituoso. E isso não tem lugar nesta xafarica, ou pelo menos Ervilhe Marie tenta fazer por isso. De maneiras que, bom apetite, e faz-se assim:

Frango com limão no sítio onde mais lhe aprouver

Tempo de preparação: Isto é coisa para demorar

Despensa:

Azeite
1 cebola grande às meias luas
1 frango inteiro
1 caldo de galinha
2 limões
1 colher de sopa de massa de alho
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de tomilho seco
Umas gotas de molho inglês
1/2 copo (10 cl) de vinho branco

A parte divertida:

Cobre o fundo do tabuleiro com um fio de azeite. Espalha a cebola, de forma a fazer uma cama para o galináceo. Coloca o cubo de caldo nas entranhas do bicho, e de seguida o limão, previamente picado com um palito. Fecha a "cavidade" do bicho, com palitos.

Agora o spa do frango: esfreguem-no com a massa de alho, salpica-o com o tomilho e o molho inglês, e rega-o com o sumo do limão que resta. Um fio de azeite por cima, e tempera com o sal e a pimenta (sem exagerar no sal que a massa de alho já é salgada). Verte o vinho de lado no tabuleiro (vai ajudar no molho e evita que as cebolas queimem). 1 hora no forno a 210º, retira, deixa-o descansar 10 minutos, et voilá!

Post scriptum: Os restos deste frango, desfiados, são das melhores coisas do mundo e arredores. Para fazer uma salada de frango: alface, aipo, rúcula e milho, uns pedaços deste frango. Misturem uma colher de sopa de maionese, uma colher de chá de mostarda e umas gotas de limão. Espalhem em cima da salada, et voilá again! Também serve para o meu famoso frango à Brás. Mas esse fica para a próxima, não posso dar o ouro todo ao bandido, isto é aos fregueses, assim de mão beijada, né?












Sem comentários:

Enviar um comentário