quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Felicidade verdinha à concha, que é como quem diz, creme de ervilhas




Fregueses: Mas afinal o que é que se passa aqui?
Ervilhe Marie: O que se passou foi isto, Ervilha Maria meets Artes Mágicas, que é como quem diz, os receituários desta que vos fala emparelhados com um mundo de coisas giras da minha crafty lady Madame Cogumela. Se não resistirem, o que é altamente provável, e quiserem uma réplica, ide aqui. Façam o bem merecido like, e cedam ao ímpeto consumista. Que se lixe, é Natal!

Uma coisa é certa: o Sackboy não é nada parvo. Este creme de ervilhas também me deixa de língua de fora!  Aqui o simpático co-protagonista desta terrina de luxúria verde é o herói do Little Big Planet, entretém bem popular pelas consolas desse mundo. Não sabiam nada disto? Eu também não, mas usei o método Alexandre Lencastre. Não, não andei a distribuir beijos na boca por todo e qualquer vertebrado que me passou pela frente. Não, não fiz uma intervenção cirúrgica facial que me deixou com a expressividade de um balde de cal. Calma, fui à Wikipédia, só isso.

E debrucemo-nos agora sobre a receita. Este é o Creme de ervilhas da Ervilha. Escusado será dizer, mas eu vou dizer na mesma, que adoro creme de ervilhas. Uma boa tigela de sopa é sempre coisa para me fazer feliz. Metendo ervilhas à mistura, temos esta que vos fala em júbilo. Ainda para mais em creme: confesso que gosto de sopa de bebé, pronto já disse. So what?

Depois de várias receitas, de experimentar várias variações, este é o meu creme. Ervilha e salsa fazem um belo casal (sim, casal não tem de ser menino e menina. caso não tenham percebido, bem vindos ao século XXI), e acho que é esta a coroa de glória desta sopa. E agora vou lançar a receita, baixem a cabeça (um pouco de humor à malucos do riso, desculpem):

Creme de ervilhas da Ervilha

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

1 cebola grande descascada, em quartos
1 alho descascado
2 batatas descascadas, aos  bocados
2 cenouras grandes descascadas, às rodelas
500 g de ervilhas congeladas
1 fio de azeite
Sal 
4 hastes de salsa

A parte divertida:

Esta receita quase que cabe num tweet: cebola, alho, batatas, cenouras e ervilhas para dentro de uma panela, e junta água quente até cobrir os legumes. Agora, um fio de azeite, sal a gosto e 3 hastes de salsa, tapa, e lume  médio com a panela durante 30 minutos. 

Retira do lume, passa a sopa com a varinha mágica. Sem pressas, até ficar aveludada. Coloca a haste de salsa por cima (vai perfumar o creme e fica lindinho), et voilá!

Post scriptum: Cubos de bacon salteados previamente na frigideira, farripas de presunto, croûtons, pão torrado, tostinhas, ovo cozido picado... Um mundo de coisas que ficam bem a guarnecer (ui, que profissional que isto soou) este creme. Eu sou uma purista da ervilha, de maneiras que por mim está bom assim, sem mais nada. Já Bróculo Júnior e Zé do Polvo são adeptos do bacon e do presunto: macho que é macho gosta do seu fumeiro, diriam eles. Experimentem e depois liguem-me! Ah, já me esquecia: é ou não é linda de morrer a terrina da menina? Obrigada pelo presente, Panqueca Luísa!










Sem comentários:

Enviar um comentário