sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Faz de conta gratinado no forno



Fregueses: Mas afinal o que é que se passa aqui?
Ervilhe Marie: O que se passou foi isto, Ervilha Maria meets Artes Mágicas, que é como quem diz, os receituários desta que vos fala emparelhados com um mundo de coisas giras da minha crafty lady Madame Cogumela. Se não resistirem, o que é altamente provável, e quiserem uma réplica, ide aqui. Façam o bem merecido like, e cedam ao ímpeto consumista. Que se lixe, é Natal!


Para vos falar da peça de artesanato de hoje não preciso da wikipedia. Até porque este anel foi feito especialmente para mim: quem tem uma Madame Cogumela na vida, tem tudo, digo-vos eu. Podem roer-se de inveja, até porque têm razões para isso. 

A carinha laroca retratada no anel (eu sei este adjectivo é polémico dado tratar-se de um esqueleto, mas enfim) pertence a Jack Skellington, herói do brilhante Nightmare before Christmas do brilhante Tim Burton. Gosto de tudo que sai da cabeça deste esgadelhado realizador, mas os seus filmes de animação com um pé na escuridão (por vezes os dois) têm um cantinho especial ali na minha aorta esquerda.

Sabedora desta minha paixão assolapada, Madame Cogumela criou esta linda jóia têxtil que aqui acompanha a minha lasanha fingida. Fingida, porque não tem os tradicionais componentes, substituindo a massa por pão de forma. Pode soar a mixórdia, mas garanto que é bem boa. Zeca Pála-Pála (filho de Madame Cogumela e de Nando Carapau) depois da primeira garfada, disse logo: Ó mãe, podes fazer isto amanhã para o jantar? Ca fofo! Agora, a mãe já pode, Zeca! Faz-se assim:

Lasanha fingida

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

2 conchas de molho de tomate (receita aqui, mas podem usar de frasco)
12 fatias de pão de forma
6 fatias de queijo fundido
6 fatias de fiambre de frango cortadas às tiras
100 g de bacon aos cubos
4 ovos
200 ml de natas magras
Sal e pimenta q.b.
100 g de mozzarella ralado

A parte divertida:

É fácil, é barato e dá milhões: cubram o fundo de um pirex com uma concha de molho de tomate. Disponham seis fatias de pão de forma por cima do molho, e cubram com o resto do molho o pão. Agora está na hora de colocar o queijo, uma fatia de queijo por fatia de pão. Espalhem o fiambre e o bacon, e coloquem o resto do pão por cima. 

Liguem o forno a 200º. Batam os ovos com as natas, e temperem com sal e pimenta. Espalhem a mozzarella por cima da lasanha, e cubram com a mistura dos ovos. Vai ao forno 20 minutos, et voilá!

Post scriptum: As quantidades referidas são para 4-6 pessoas, enquanto que a dose da fotografia é individual. É portanto, uma receita que serve tanto para lobos solitários, como para tribos. É só ajustar as doses. Vai muito bem com uma salada de tomate, carregadinha de oregãos. 


Sem comentários:

Enviar um comentário