quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

No Natal pela manhã, trálálálála´, a espumar chocolate, trálálálála´....


ESPECIAL HOHOHO E AFINS: que é como quem diz hohoho da parte do Natal, e afins da parte do Revelhão, Dia de Reis, e tal e tal. Bem, agora que penso nisso, vocês provavelmente perceberam logo a ideia... Mas pronto, é isso. BOAS FESTAS, FREGUESES!!!

Numa bela noite, ia Ervilha Maria a entrar na Herdade da Casa Branca, num dos muitos Sudoestes em que fui tão feliz (antes daquilo se tornar numa Feira Popular maior que a original, mas com uma banda sonora mais manhosa), acompanhada com a sua querida Patanisca Meireles pelo braço, e com seu dilecto marido Zé do Polvo uns passos atrás.

Eis senão quando, Ervilhe Marie é assediada por uma espécie de Zézé Camarinha imberbe que se atravessa no seu caminho, com a linguagem corporal, e mãos destemidas, de quem tinha ingerido um completíssimo menu de degustação de elásticos. Ervilhe Marie abespinha-se e antes mesmo de atingir a face do imberbe incauto (e provavelmente bem defumado), Zé do Polvo aparece qual Justiceiro (tipo “Kit amigo” antes do estado pré-comatoso), põe a mão do ombro do esticadinho em causa, e com o maior e mais luminoso sorriso do mundo diz assim: “Queres ver o Natal dos Hospitais em casa, é isso?” Imberbe fica mais baixinho que um Marques Mendes de gatas, desfaz-se em desculpas, esfuma-se qual D. Sebastião, e Ervilha Maria sente-se uma princesa Disney sã e salva.

E por falar em Natal do Hospitais “these were the days”! Ele era Clemente, ele era Marco Paulo com carapinha ruiva, ele era o Herman José com honras de "grand finale". E coro Santo Amaro de Oeiras, a esganiçar-se a ponto de quebrar a cristaleira da minha avó. Este pinheirinho de hoje tem qualquer coisa de coro Santo Amaro de Oeiras, e é isso. Eis a receita:

Pinheirinho pecaminoso

Tempo de preparação: Isto é coisa para demorar

Despensa:

Massa:

200 g de chocolate em tablete
150 g de farinha
120 g de margarina derretida
6 colheres de sopa de açúcar
6 ovos
Spray de untar formas

Cobertura:

1 lata de leite condensado cozido
Cacau em pó
1 romã

A parte divertida:

Parte a tablete aos bocados (alerta truque: descarrega a bilís, e dá com a tablete ainda dentro da embalagem contra o balcão). Deita numa tigela, junto com a margarina aos bocadinhos e leva ao micro-ondas 3 minutos na potência máxima. Mexe bem, e se necessário volta ao micro-ondas mais um pouco, até ficar um molho liso.

Junta as gemas, uma de cada vez, sempre a mexer com convicção, até ficar homogéneo. Bate as claras, e vai juntando as colheres de açúcar, até ficar em castelo. Aquece o forno a 180º e dá uma spraizada na forma.

Junta a farinha ao chocolate e metade das claras, e bate bem. A seguir, envolve o resto das claras “doucement” até estar tudo bem misturado. Deita metade da massa na forma, e leva ao forno 30 minutos (pica com o palito antes de tirar do forno para confirmar se está bem cozido”.

Desenforma, lava a forma, volta a encher e repete o processo de cozedura. Barra os pinheiros com o leite condensado cozido, polvilha com o cacau em pó, decora à volta com bagos de romã, et voilá!


Post scriptum: Esta quantidade serve para duas formas pequenas de silicone em forma de pinheiro, isto é, dá o dobro da luxúria exposta na foto. É claro que podes fazer de uma só vez, numa forma normal, e deixas no forno o dobro do tempo, mais coisa menos coisa, confirmando com o truque do palito. Comme tu veux, joyeux noel, que é como quem diz, é à vontade do freguês e FELIZ NATAL!


2 comentários:

  1. Depois dessa bela introdução, que quase me fez esquecer que o que me chamou aqui foi o pecado da gula, deixa que te diga que este pinheirinho é mesmo um pedaço de mau caminho... Não bastassem as calorias do bolo, ainda tiveste de acrescentar essa cobertura maravilhosa com mais cacau (pois claro, nunca é demais...) e leite condensado! Ok, saia uma fatia aqui para a mesa do canto hohoho

    ResponderEliminar