sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Com pózinhos de pirilimpimpim, um caril pirilimbombom!




Bróculo Júnior: Mãe, o que é o atentado ao pudor?
Ervilha Maria: Por exemplo, se fores nu para a rua é atentado ao pudor.
Bróculo Júnior: Ok. E mais?
Ervilha Maria: Se fizeres o amor na rua, também (riso cúmplice)
Bróculo Júnior: Ok. (finge tirar um lápis imaginário do bolso, e faz um risco na mão). Tenho de riscar este da lista.
Ervilha Maria: Estavas a planear fazer "isso" em público, filho? (riso desconcertado)
Bróculo Júnior: Ó mãe, tenho imensos projectos para o futuro.

A uma semana de fazer 12 anos, é isto meus amigos. Que orgulho! E tudo isto com o ar mais seráfico desta vida. Um Bruno Nogueira com 1,43 m. O mundo é a sua ostra. Partindo do pressuposto que emigra. Caso contrário, o mundo dele não deverá mais que um berbigão com salmonelas. Que optimista que eu estou hoje, hein?


Mas os talentos do meu mai' novo não se ficam por aqui. Para além de estarmos a falar do play maker dos Infantis 7 do G.D.U.E., com um pé direito que é um mimo, já dá uns toques na cozinha. Se bem que a especialidade dele é mesmo comer. Enfardar, mais precisamente. Enquanto Bróculo Júnior cozinhava este maravilhoso caril, não fosse estar sob a minha vigia, no final só teria uma frigideira vazia para fotografar. Mas consegui salvaguardar a integridade do nosso jantar como sua sous-chef. Por falar nisso, já são horas, de maneiras que vou andando. Resta-me acrescentar que vai acompanhar com um singelo basmati, e faz todo um clã feliz. Moi même, incluída. E faz-se assim:

Frango e Cenoura à laia de Caril

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

2 peitos de frango, grandes, cortados em cubos pequenos
2 colheres de café de açafrão das Índias
2 colheres de café de caril em pó
2 colheres de café de alho em pó
2 colheres de café de gengibre em pó
Sal
Azeite
1 alho descascado
1 malagueta
1 cebola bem picadinha
2 colheres de sopa de coentros, bem picadinhos
3 cenouras às rodelas bem fininhas (tipo batata pála-pála)
20 cl de natas magras

A parte divertida:

Numa tigela, deita o frango em cubos, uma colher de café de cada uma das especiarias, uma pitada de sal e um fio de azeite. Mistura tudo, e deixa a marinar meia hora.

Leva uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite. Salteia o frango até estar bem douradinho, cerca de 10 minutos, mais coisa menos coisa. Reserva o frango.

Agora, leva a mesma frigideira ao lume (coloca mais um pouco de azeite se necessário) com a cebola, o alho, a malagueta e uma colher de coentros. Deixa refogar um pouco, e junta a cenoura, e as restantes colheres de café de açafrão, caril, alho e gengibre. Junta mais uma pitada de sal, mexe bem, tapa, e deixa estufar em lume brando cerca de 5 minutos. Agora junta o frango e deixa cozinhar mais 10 minutos.

Adiciona as natas, mexe, rectifica os temperos, e deixa ao lume 4 minutos. Polvilha com uma colher de sopa de coentros, et voilá!

Post scriptum: Eu cortei a cenoura com o  para-cima-de-espectacular Robot de cozinha que a minha sogra me deu (Obrigada, sogrinha!). Podem fazê-lo com a mandolina (se tiverem), ou à  faca, com muita paciência e uma boa dose de paciência. Duas coisas de que sou totalmente desprovida. Em último caso cortem a cenoura às rodelas "normais", e dêem-lhe uma cozedura ligeira, previamente.




Sem comentários:

Enviar um comentário