terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Com mimos e bolos, não nos importamos de ser tolos



Em boa hora, Ervilha Maria deixou de viver num apartamento, e mudou-se de armas e bagagens para a casinha onde ainda hoje vive. Adeus, reuniões de condomínio que fazem o conflito israelo-palestino parecer um arrufo de namorados. Adeus ao "Descalça-te lá, olhó vizinho de baixo!". Adeus ao "Mas quem é que se agarra ao berbequim às 06:37, #@€-se!". Coisas que me deixam tanta saudade como as dores de parto. 

A todas estas vantagens, junta-se o facto de ter uns vizinhos sumpimpas, de meter inveja a qualquer um. E assim sendo, hoje temos novidade. Artista convidado aqui na xafarica, um vizinho que vale um balúrdio, Paulinho do Arroz Doce de seu nome. Paulinho teve a amabilidade de vir aqui fazer uma participação especial, e colorir o meu estaminé com o seu brilhantismo, no que ao campo da lambarice diz respeito.

Estas belezas que aqui vos trazemos adoçam a boca da mais que tudo de Paulinho do Arroz Doce, Anita Clementina. E de caminho, a vizinha também recebe um para provar. Sou ou não sou uma miúda cheia de sorte? E conforme receita do vizinho mais catita deste hemisfério e do outro, faz-se assim:

Mimos do Vizinho

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

A medida usada nesta receita é o copo de iogurte

4 ovos
1 iogurte natural
1 copo de óleo quase cheio (menos um dedo)
2 copos de açúcar
2 copos de farinha
5 gotas de extracto de baunilha
1 colher de sopa de fermento
125 g de miolo de noz picado

Formas de papel e formas para queque

A parte divertida:

Liga o forno a 200º. Coloca na batedeira todos os ingredientes por esta ordem, com excepção do fermento e do miolo de noz. Bate bem a massa até estar tudo bem misturado. Agora junta o fermento e a noz, e bate novamente até ficar homogéneo. 

Distribui a massa pelas forminhas de papel, que vão ao forno dentro das formas de queque (de alumínio ou silicone) durante 20 minutos. Et voilá!

Post scriptum: Não gostam de noz? Usem amêndoa. Não gostam de amêndoa? Usem avelã. Também não gostam? Pronto, não ponham frutos secos. Ponham coco, ou raspas de chocolate, ou o que vos der na bolha. É à vontade do freguês e da freguesa!



2 comentários:

  1. Queques, nozes tudo de bom.
    Gostei do blog, vou seguir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora ainda bem que fregueses satisfeitos é o que se quer. A Ervilha também anda a espalhar lambarice por aqui: https://www.facebook.com/ervilhemarie Vai um like?
      Volte sempre!

      Eliminar