sábado, 1 de fevereiro de 2014

Ervilha do it better, ou mac n' cheese à tuga



Este post é um tributo ao aniversariante do dia, Tó Bitoque de seu nome.  O Tó Bitoque entrou na vida de Ervilha Maria por intermédio de Patanisca Meireles (uma amiga de verdade! Não é um apêndice, é um orgão vital tipo coração) . Primeiro como amigo e colega de Patanisca, depois como namorado, e hoje como dilecto esposo (aqui que ninguém nos ouve, tava-se mesmo a ver que aquilo ia dar molho, mas adiante). Rapidamente o Tó Bitoque deixou de ser o namorado de, e ganhou o seu próprio lugar, merecido diga-se de passagem. E perguntam vocês quem é o Tó Bitoque? O Tó Bitoque:

- Provou caracóis pela primeira vez e disse que lhe sabia a pizza;
- Mostra a comida que tem na boca à mesa de jantar, para gáudio do meu mai' novo Bróculo Júnior
- Põe o dedo nas lentes da minha mai' velha Maria Achocolata, deixando-a raivosa e divertida ao mesmo tempo
- Gosta mais do In Utero do que do Nevermind como eu, o que é extremamente espectacular
- É um lampião com que uma lagarta como eu consegue conversar. Isto, por si só, é digno de Nobel da Paz
- Atura os relambórios de pescador do Zé do Polvo com um sorriso genuíno nos lábios, coisa que nem eu consigo por mais de 5 minutos
- Trata a Patanisca como ela merece. E palpita-me que como só ele sabe, dado o sorriso com que ela anda na cara de uns anos a esta parte, inédito até à data de entrada do Tó na sua vida
- Last and not the least, o Tó Bitoque devia aparecer no dicionário como definição de "gajo porreiro". Não o gajo porreiro que te paga uma mini, mas o gajo porreiro que tem sempre uma palavra de ânimo, para quem está sempre tudo bem, e com quem podes contar. Mas atenção, tudo isto sem ser um panhonha. E com um sentido de humor de marca maior.

Aposto que todos queriam ter um Tó Bitoque na vossa vida, mas isto não é para quem quer, é para quem pode. Mudando radicalmente de assunto, este pirex de gostosura que vos trago hoje é uma versão extremamente livre do americano mac n' cheese, confort food à séria. E vai ser o jantar do meu clã hoje, enquanto eu vou brindar à saúde do Tó Bitoque. Eis a receita:

Macarrão éne 4 Queijos éne Presunto Serrano

Tempo de preparação: Tipo Lusco-fusco

Despensa:

400 g de macarrão riscado
Azeite
1 alho descascado
6 fatias de presunto serrano em farripas
150 g de "Mistura 4 Queijos" ralado
200 ml de natas
Sal e pimenta preta moída q.b.
1 colher de chá de oregãos

A parte divertida:

Liga o forno a 200º. Coze o macarrão al dente, com um fio de azeite, um alho e sal. Escorre, devolve ao tacho, e com o lume no mínimo, junta o presunto, metade do queijo, as natas e o presunto. Tempera com uma pitada de sal, pimenta a gosto, junta os oregãos e mistura bem.

Deita a massa num pirex, espalha o restante queijo por cima, e leva ao forno a gratinar cerca de 10 minutos, ou até ficar douradinho. Et voilá!

Post scriptum: Podem substituir o presunto por igual quantidade de bacon, salsichas às rodelas, mortadela, fiambre... Podem também juntar cogumelos em quartos, previamente salteados. O céu é o limite. Esta é a versão que reúne mais apoiantes cá em casa. Enjoy!



Sem comentários:

Enviar um comentário