segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Malandrinho, este polvinho...




O Feijão António fez anos ontem. E eu que sou uma besta, esqueci-me de lhe dar os parabéns. O Feijão António como sabem (se não sabem, fazem o favor de ir ver os capítulos anteriores) é colaborador desta xafarica sempre que possível. É autor do design gráfico deste blog, do magnífico logótipo da Ervilha e das melhoooooooreeeeesss fotografias deste estaminé (e nunca é demais repetir que são as melhores de longe). E é acima de tudo um amigo querido do meu coração, que tem a amabilidade de me aturar há uns quantos anos, com quem passaria todas as horas da vida a falar de cinema (uma das paixões que nos une), e é só a pessoa mais talentosa que eu conheço.

Dito isto, volto a salientar que sou uma besta, que o facto de me ter esquecido do seu dia de aniversário faz de mim uma reles de uma amiga que não merece o bacalhau que come, e que espero que este mea culpa público seja uma atenuante para tão imperdoável crime. I rest my case!

Posto isto, aqui vos trago o petisco que protagonizou o almoço do clã da Ervilha no sábado, com a presença do meu paizinho Manel Bacalhau (que é grande aficionado de polvo), onde se celebrou mais um êxito futebolístico de Bróculo Júnior. Este arroz é muito do gostoso, bem fácil de fazer. Só é assim para o demorado, porque o polvo é bicho que para ficar tenro precisa de um banho quente demorado. Eu até o cozo no dia antes quando o destino é o almoço, como foi no sábado. E faz-se assim:

Arroz de Polvo featuring Camarões

Tempo de preparação: Isto é coisa para demorar

Despensa:

1 polvo 
Azeite
1 cebola picadinha
3 alhos picadinhos
3 colheres de coentros picadinhos
1 malagueta
10 camarões 
1/2 lata de tomate em pedaços, passada com a varinha mágica
1 colher de sopa de creme de marisco
Sal e pimenta q.b.
1 copo e meio de arroz carolino (cerca de 300 g)

A parte divertida:

Leva o polvo ao lume numa panela tapada, coberto com água, durante 1 hora. Depois de cozido, corta o polvo aos pedaços, e reserva a água da cozedura. 

Leva um tacho ao lume com um fio de azeite, a cebola, os alhos, 2 colheres de coentros e a malagueta, e deixa refogar até a cebola estar douradinha. Junta o polvo e os camarões, e salteia uns 5 minutos. Adiciona o tomate passado e o creme de marisco e mexe bem. Tempera com sal e pimenta, tapa, e deixa apurar em lume brando cerca de 10 minutos.

Junta o arroz, e envolve bem na calda. Deixa apanhar o gosto durante 3 minutos, e junta 3 copos de água da cozedura do polvo. Tapa  e deixar cozer em lume brando, durante cerca de 12 minutos. Polvilha com os restante coentros, et voilá!

Post scriptum: Já ouvi 1001 métodos infalíveis para cozer polvo: na panela de pressão, com uma cebola sem água, em vinho tinto... Eu sempre cozi assim, e sempre correu bem, de maneiras que é este o meu conselho. É isso. 




2 comentários:

  1. Respostas
    1. Ah, pois é, freguesa! Está desafiada a experimentar e partilhar o resultado com aqui com a Ervilha. E já dei um like na Ervilha no Facebook: https://www.facebook.com/ervilhemarie
      Volte sempre que a gerência agradece!

      Eliminar