sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Queres uma fatia? Quer dizer, uma panqueca?




Tudo a cantar parabéns ao Bróculo Júnior, vamos lá! Ai, que afinadinhos, que vozes maviosas, que rouxinóis almiscarados (acho que isto não existe, mas está-me a soar bem)! Obrigada, vocês são umas riquezas! Mas conselho de Ervilha: não larguem os vossos trabalhinhos, sim? É que o mundo da música é competitivo só por isso (e já ouvi peúgas anti derrapantes com mais sentido rítmico...) Mas adiante.

Como já tinha partilhado convosco (se perderam os episódios anteriores, é só carregar no rewind. Que é como quem diz, clicar nas mensagens antigas), o Bróculo Júnior não gosta de doces, excepção feita a bolas de berlim sem creme, e alguns gelados. Sim, ele não gosta de doces. Sim, ele prefere brócolos. De maneiras, que já há alguns anos desta sua longa vida que o seu bolo de aniversário é um amontoado de bolas de berlim (resulta que é um mimo, nunca sobra nada). Estão a olhar de lado, porquê? Quem sai aos seus não é de Genebra. E um parafuso a menos nunca fez mal a ninguém.

Arrematado que estava o Bolo de Bolas de Berlim para os companheiros do futebol, e para que o aniversariante fosse hoje presenteado por um catita "Parabéns a você" pelos companheiros de carteira, restava-me fazer um bolo "tradicional" em que o meu filho não iria ferrar o dente. E como essa ideia não me agradava nadinha, surgiu-se-me esta ideia levada da breca: um bolo de Panquecas. Sim, o Bróculo Júnior gosta de panquecas. De maneiras que assim começou o meu dia: 7 da matina, aí está Ervilha Maria a virar, nem mais nem menos que, 36 panquecas. E sim, vale a pena. E faz-se assim:

Bolo de Panquecas do Meu Mai' Novo

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

300 g de farinha com fermento
75 colheres de sopa de açúcar amarelo
3 ovos grandes
4,5 dl de leite
Óleo em spray
Creme de Chocolate e Avelã (Sim, usei aquele daquela marca. Que rima com com entretela.)

Deu para 36 panquecas

A parte divertida:

Mistura a farinha com o açúcar. Deita para a batedeira, junta os ovos e metade do leite e bate durante uns 6 minutos. Junta o resto do leite e bate até fazer bolhinhas.

Leva uma frigideira anti aderente, pulverizada com óleo, e frita as panquecas da seguinte forma: meia concha no centro da frigideira e quando a superfície "coagular" e fizer bolhinhas, vira com uma escumadeira. Isto é muito rápido, mais ou menos dois minutos por panqueca. Como são muitas, deves dar mais umas pulverizadelas entre panquecas.

Feitas as panquecas, coloca cinco no prato, barra com o chocolate, e vai sobrepondo as panquecas e repetindo a operação até acabares com as ditas cujas. Et voilá!

Post scriptum: Eu queria polvilhar com um cacauzinho, um açúcar em pó, mas o Bróculo não deixou, porque "não gosta dessas mariquices". Mas eu creio que ia ficar bem catita. Hei-de experimentar,também, colocar uns moranguinhos fatiados junto ao chocolate. É coisa para causar felicidade, não vos parece? Se experimentarem entretanto, mostrem à menina, sim? Ah, e PARABÉNS, FILHO! ÉS O MAIOR!



4 comentários: