quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Isto não é plágio, é uma homenagem #3




Facto: A Correio da Manhã TV não me falha! A busca incessante pela notícia, a investigação que não teme pôr o dedo na ferida, o enfoque nos temas fracturantes... Se dúvidas houvesse quanto ao critério jornalístico rigoroso deste canal, a extraordinária peça noticiosa que tive hoje a oportunidade de  assistir afastou qualquer tipo de dúvidas. E inacreditavelmente, apenas a CMTV nos dá a informação que realmente conta. Nem uma palavra sobre o tema em qualquer outro órgão de comunicação social. Um escândalo! E de que é que vos estou a falar, senhores fregueses? Preparem-se!

DORA TRABALHA NO MCDONALD'S (vídeo aqui)

Não, não é a Dora, a Exploradora. Com pena do director da CMTV, com toda a certeza, que o trabalho infantil também tem muita saída. Não percebo o que se passou com a Dora, a sério. Depois de cantar o "Não sejas mau para mim" com um tutu verde néon que dava para avistar do Google Earth; uma passagem pel' "A tua cara não me é estranha", concurso de talentos com jurados tão manifestamente rigorosos como Alexandra "Peixe Balão" Lencastre e José Carlos "Paralisia Facial" Pereira; e uma capa na Playboy, publicação que segundo sei estava a vender tanto que andava a pagar os cachets em Ticket Restaurante... Era uma carreira que tinha tudo para dar certo. Quanto ao facto da CMTV fazer uma peça sobre isto... Esgotei a ironia por hoje, pelo que todas as considerações que fizesse sobre o tema seriam proferidas com o vernáculo próprio da camionista que há em mim. 

Mas deixemos de lado os amargos de boca e passemos aos doces. Se perderam a odisseia envolvida no receituário de hoje, isso quer dizer que ainda não fizeram o imprescindível like na Ervilha. Vou-vos dar um minuto para isso (é carregar aqui). Pronto, podemos voltar a este bolo maravilhoso, uma adaptação do "Bolo Madeira da Minha Sogra" do livro "Prazeres Divinos" da única e incomparável Nigella Lawson. Mudei alguns ingredientes, a preparação não é exactamente igual, mas o brilhantismo é da Diva. É delicioso, tem uma crosta de ir às lágrimas, e junto a uma caneca de leite com café, é coisa para fazer levantar os pés do chão. E faz-se assim:

Bolo que é Primo do Bolo Madeira da Sogra da Nigella

Tempo de preparação: Isto é coisa para demorar

Despensa:

250 g de margarina derretida (1 minuto no microondas e está feito)
200 g de açúcar branco
Raspa de 1 limão e sumo de meio limão
3 ovos grandes
300 g de farinha com fermento
Açúcar amarelo para polvilhar
Papel vegetal para forrar a forma e Óleo em spray para "pulverizar" o papel

A parte divertida:

Liga o forno a 170º. Deita a margarina, o açúcar branco e a raspa de limão na batedeira, e "dá-lhe gás". Depois de bem misturado, acrescenta os ovos um a um, juntamente com uma colher de sopa de farinha por cada ovo. Bate bem entre cada ovo+colher de sopa de farinha. Por último, junta o resto da farinha, e bate muito bem até estar fofinho e homogéneo.

Forra uma forma de bolo inglês com o papel vegetal, e "pulveriza" com o óleo em spray. Deita a massa na forma, alisa-a, e polvilha com um pouco de açúcar amarelo. Leva ao forno durante 1 hora, pica com um palito antes de tirar o forno para verificar a cozedura, deixa arrefecer um pouco antes de desenformar, et voilá!

Post scriptum: Na falta de óleo em spray, podem muito bem usar a margarina "tradicional" ou a líquida que resulta de igual forma. Eu cá uso o óleo em spray por dois motivos: ponto 1- sou uma grandessíssima calona, ponto 2- não gosto de besuntar as unhas com gordura. Estão a gozar porquê? São razões tão válidas como outras quaisquer, homessa!






Sem comentários:

Enviar um comentário